cancel

Coordenação

Titulação: D.Sc.,- Possui graduação em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concentra seus esforços de pesquisa em bioquímica e biologia de vetores de doenças, com enfase no estudo de metabolismo de heme e radicais livres em artrópodos hematófagos e em linhagens mielóides de mamíferos.

Atividade: Estudo de metabolismo de heme e radicais livres em artrópodes hematófagos
Instituição Vínculo: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Função: Coordenador

Lattes Lattes

Titulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Bioquímica) - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado (1992) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1997). Atualmente é professor titular da UFRGS. Orientador do PPG Biologia Celular e Molecular e do PPG em Ciëncias Veterinárias da UFGRS. Pesquisador Associado Grado 5 no Programa de Ciencias Básicas (PEDECIBA) na área de Química (Uruguai). Tem experiência na área de Imunologia Parasitária, com ênfase na caracterização, através de análises moleculares e funcionais, de proteínas de carrapatos e desenvolvimento de vacina contra o carrapato bovino. Atuando principalmente nos seguintes temas: Rhipicephalus microplus, carrapato, parasita e vacina.

Atividade: Identificação e caracterização de proteínas de carrapatos que tenham potencial como imunógenos vacinais

Lattes Lattes

Membros

Titulação: D.Sc., Ciências (Microbiologia) -  Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da UFRJ, em 1979, Mestre e Doutora em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ em 1982 e 1986, respectivamente. Realizou os trabalhos experimentais de seu Doutorado na Harvard Medical School, com bolsa sanduíche da CAPES, entre fevereiro de 1984 e junho de 1986 e fez seu treinamento de Pós-doutorado na Harvard School of Public Health, entre agosto de 1993 e novembro de 1994. É Professora Titular do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, tendo sido Chefe do Departamento de Microbiologia Geral, entre fevereiro de 1998 e agosto de 2002 e Diretora do mesmo Instituto, entre outubro de 2002 e outubro de 2006.

Atividade: Papel da Transdução de Sinais na Diferenciação Celular de Tripanossomatídeos
Instituição: IMPPG-UFRJ

Lattes Lattes

Títulação: D.SC., Ciências Biológicas - Possui mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor correspondente de artigos publicados na Nature, Nature Genetics, Science, PNAS, Genetics, Genome Research e Heredity. É Pew Latin American Fellow (1998-2000), Guggenheim Fellow (2012), Investigador Principal do NIH (2006-2009; 2009-2013), e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Foi premiado como orientador no Grande Prêmio CAPES de Teses (2010). Atualmente é membro do Comitê Gestor do INCT-Entomologia Molecular e do Comitê Executivo da National Institutes of Health Alumini Association - Brazil (NIHAABR ; 2009-2012 e 2013-2016); foi membro do Conselho Superior de Pós-Graduação do Instituto de Biologia (2006-2012), e do International Program Committee do Congresso Internacional de Genética (Berlin, 2008). Tem experiência nas áreas de Genômica, Evolucão, Genética, e Bioinformática, com ênfase em Genômica de Drosophila, Evolução do cromossomo Y, Genética de Populações, e Evolução da proporção sexual.

Atividade: Genômica evolutiva de cromossomas sexuais de insetos
Instituição: IB-UFRJ

Lattes Lattes

Titulação: D.Sc., Bioquímica - Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro. Atualmente estuda o sistema digestório de triatomíneos, flebotomíneos e culicídeos, voltado para a enzimologia da digestão e as interações entre tripanosomatídeos e seus insetos vetores, na área de Parasitologia - subárea Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2006) Escola de Medicina Tropical de Liverpool (2010) e pela Universidade de Notre Dame (2015). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular de Insetos e Enzimologia, tendo atuado no estudo de enzimas digestivas de insetos vetores e sua relação com a capacidade vetorial e estabelecimento da infecção por parasitas. Coordena as disciplinas Cinética Enzimática e Fundamentos de Bioquímica na pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores da Fundação Oswaldo Cruz, membro do comitê gestor do INCT em Entomologia Molecular e editor do periódico Frontiers in Physiology (Invertebrate Physiology).
Instituição Vínculo: Fundação Oswaldo Cruz
Lattes Lattes

Títulação:D.Sc., Ciência Biológicas - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Atualmente é professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioenergética e Bioquímica de Insetos atuando principalmente nos seguintes temas: ovogênese e desenvolvimento de Rhodnius prolixus. Iniciamos recentemente uma linha de pesquisa que visa compreender como as imagens podem ser melhor utilizadas no processo de aprendizagem.

Atividade: Potenciais alvos para a interferência no desenvolvimento embrionário, e consequentemente, no fitness reprodutivo do vetor Rhodnius prolixus.
Instituição Vínculo: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lattes Lattes

Titulação: D.Sc., Genética e Melhoramento de Plantas - Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Fitotecnia com ênfase em Controle Biológico de Insetos pela UFV. Concluiu o doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas em 1998 pela UFV e Centre of Plant Breeding and Reproduction Research (CPRO-DLO), Holanda. Realizou seu primeiro Pós-doutorado, na Case Western Reserve University (Cleveland ? OH) de 1998 a 2002. É Pesquisador Titular do Centro de Pesquisas René Rachou/ FIOCRUZ. Atua na área de Biologia Molecular de mosquitos transmissores de malária e dengue, estudando as interações entre patógeno/ hospedeiro invertebrado. Em 2010 finalizou pós-doutorado na Universidade de Queensland (Austrália) na área de interação entre Aedes, Wolbachia e vírus da dengue. Coordena no Brasil o Projeto Eliminate Dengue.
Instituição Vínculo: Fundação Oswaldo Cruz
Lattes Lattes

Títulação: Ph.D.,Fisiologia de Insetos vetores -  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e pós-doutorado em Fisiologia de Insetos vetores pelo "Institut de Recherche sur la Biologie de l Insecte", França (2013). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Parasitologia do ICB/UFMG e coordenador do Núcleo de Apoio a Pós-Graduação (NAPG) do ICB/UFMG. Possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia de triatomíneos, Interação triatomíneo-hospedeiro vertebrado, Processo alimentar e moléculas bioativas presentes na saliva e no intestino de artrópodes hematófagos.

Atividade: Ingestão de sangue em vetores de doenças
Instituição Vínculo: Universidade Federal de Minas Gerais

Lattes Lattes

Titulação: Ph.D., Sistema Imune de Drosophila 

Formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) (1979-1980). É mestre e doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1983-1988). Tem pós-doutorado em Sistema Imune de Drosophila na Universidade de Estocolmo na Suécia (1989-1992). Fez sua livre-docência pelo Departamento de Parasitologia, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP (2005). Em 2009 fez um estágio sabático na Universidade de Yale nos EUA . Desde 2011 é professora titular da USP e atualmente chefe do Departamento de Parasitologia (ICB-USP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro de 2012-2016. Leciona as disciplinas de Parasitologia na Graduação e Aspectos Bioquímicos e Imunológicos da Interação Parasito-Artrópodes Vetores na Pós-Gradução. E´ bolsista produtividade nível 1C do CNPq. Faz parte do comitê gestor do INCT-entomologia molecular. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Imunologia de Artrópodes. A linha de pesquisa principal em vigência é a caracterização da interação riquétsia-carrapato sob o ponto de vista imunológico, utilizando como modelo carrapatos de importância veterinária (Rhypicephalus microplus) e médica (Amblyomma sp) com seus respectivos patógenos, Anaplasma marginale e Rickettsia rickettsii. Os projetos são financiados pela FAPESP (Projeto Temático, CNPq, CAPES e INCT-Entomologia Molecular)

Atividade: Interações moleculares entre carrapatos e riquétsias com foco no sistema imune do R. microplus
Instituição Vínculo: Universidade de São Paulo

Lattes Lattes

Titulação: D.Sc., Bioquímica - Formou-se em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo, USP (1968), doutorou-se em bioquímica (1972) no Instituto de Química da USP (IQUSP), onde é professor titular desde 1990. Foi chefe do Departamento de Bioquimica (1996-2000; 2004-2006) e vice-diretor do IQUSP (2006-2010). É membro titular da Academia de Brasileira de Ciências (2002), Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005), pesquisador I-A do CNPq, foi membro e coordenador do CA-BF do CNPq e tem sido secretário Geral da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (1978-1980; 1992-2014). Trabalha com fisiologia molecular e enzimologia do processo digestivo dos insetos. Esses trabalhos têm repercussão grande pelas implicações em técnicas novas de controle de insetos, gerando muitas citações na literatura especializada e em livros básicos de zoologia de invertebrados e entomologia. É membro do corpo editorial das duas principais revistas de sua área: "Insect Biochemistry and Molecular Biology" e "Insect Molecular Biology", além de assessor ad hoc de agências brasileiras e internacionais de fomento a pesquisa e de grande número de revistas nacionais e internacionais. Sua pesquisa atual tem enfatizado os aspectos celulares e moleculares da função intestinal dos insetos, incluindo a análise em 3D de proteínas selecionadas.

Atividade: Fisiologia Molecular do processo digestivo de insetos
Instituição Vínculo: Universidade de São Paulo

Lattes Lattes

Topo