cancel

Pesquisadores

Pesquisador na FIOCRUZ, coordenador substituto do Laboratório de Biologia, Controle e Vigilância de Insetos Vetores (LBCVIV) e vice-diretor adjunto de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto Oswaldo Cruz. É biólogo, bacharel em Genética (UFRJ, 2003) e desenvolveu sua dissertação de mestrado (2005) e tese de doutorado (2009) no PPG em Biologia Parasitária, IOC/ Fiocruz, ambas sobre mecanismos moleculares de resistência de Aedes aegypti a inseticidas, sob orientação de Denise Valle e Alexandre Peixoto. Entre 2015 e 2018, esteve por algumas vezes enquanto pesquisador visitante em laboratório da Universidade de Yale. É docente permanente no PPG em Biologia Parasitária/ IOC/ Fiocruz, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM) e do consórcio internacional WIN Network (http://win-network.ird.fr/). Bolsista FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado, Pesquisador CNPq nível 2 e editor associado das revistas Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Parasites Vectors e Current Research in Parasitology Vector-Borne Diseases.

Atividade: Controle de insetos vetores, notadamente em estudos relacionados à genética da resistência a inseticidas. Atua diretamente nas áreas de Entomologia, Parasitologia, Genética e Biologia Molecular de insetos. 

Lattes Lattes

Possui graduação em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal (1998) e Doutorado em Genética pela Universidade de Cambridge (2006). Realizou seu primeiro Pós-doutorado, no departamento de genética na University of Cambridge, Inglaterra, onde realizou estudos genéticos da resposta imune antiviral em Drosophila entre 2006 a 2009 . Entre 2010 e 2014 realizou Pós-doutorado no Instituto Gulbenkian de Ciência em Portugal onde pesquisou a resposta imune antiviral em insetos utilizando como modelo animal a Drosophila melanogaster. De 2015 a 2018 realizou um Pós-doutorado pelo programa de atração de Jovens Talentos (Ciência Sem Fronteiras) no Laboratório de RNA de Interferência do departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2019 é pesquisador do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas. 

Atividade: Atua nas áreas de genética e biologia molecular com o objectivo de pesquisar a interação entre mosquitos vetores e arbovírus com ênfase na resposta imune do vetor.

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Química Biológica - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Pará (1990) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É professora associada do Departamento de Bioquímica-Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em ecologia química, ovogênese e antimicrobianos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos bioquímicos da olfação, ovogênese e moléculas antimicrobianas de insetos hematófagos (Rhodnius prolixus, Aedes aegypti e Anopheles).

Atividade: Estratégias baseadas na ecologia química para o controle de insetos vetores de doenças

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2003), mestrado em Ciências da Saúde, subárea Biologia Celular e Molecular pelo Instituto René Rachou (2006), doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz (2010) e pós-doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2012). Hoje é professora adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Jovem Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular, Imunologia e Microbiologia.

Atividade: imunidade de insetos transmissores de patógenos; interação trilateral entre vetores-microbiota-patógeno. Principal modelo de estudo: mosquitos - arbovírus. 

Lattes Lattes

 

Títulação: Ph.D., Bioquímica - Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1998); doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2003). Realizou estágio de pós-doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa tem como principal objetivo determinar os fatores moleculares das interações entre carrapatos e riquétsias.

Atividade: Interações moleculares entre carrapatos e riquétsias com foco no sistema de secreção do tipo IV (T4SS) de R. rickettsii 

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Ciências (Microbiologia) - Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da UFRJ, em 1979, Mestre e Doutora em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ em 1982 e 1986, respectivamente. Realizou os trabalhos experimentais de seu Doutorado na Harvard Medical School, com bolsa sanduíche da CAPES, entre fevereiro de 1984 e junho de 1986 e fez seu treinamento de Pós-doutorado na Harvard School of Public Health, entre agosto de 1993 e novembro de 1994. É Professora Titular do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da UFRJ, tendo sido Chefe do Departamento de Microbiologia Geral, entre fevereiro de 1998 e agosto de 2002 e Diretora do mesmo Instituto, entre outubro de 2002 e outubro de 2006.

Atividade: Papel da Transdução de Sinais na Diferenciação Celular de Tripanossomatídeos
Instituição: IMPPG-UFRJ

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Ciências Biológicas - Possui mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor correspondente de artigos publicados na Nature, Nature Genetics, Science, PNAS, Genetics, Genome Research e Heredity. É Pew Latin American Fellow (1998-2000), Guggenheim Fellow (2012), Investigador Principal do NIH (2006-2009; 2009-2013), e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Foi premiado como orientador no Grande Prêmio CAPES de Teses (2010). Atualmente é membro do Comitê Gestor do INCT-Entomologia Molecular e do Comitê Executivo da National Institutes of Health Alumini Association - Brazil (NIHAABR ; 2009-2012 e 2013-2016); foi membro do Conselho Superior de Pós-Graduação do Instituto de Biologia (2006-2012), e do International Program Committee do Congresso Internacional de Genética (Berlin, 2008). Tem experiência nas áreas de Genômica, Evolucão, Genética, e Bioinformática, com ênfase em Genômica de Drosophila, Evolução do cromossomo Y, Genética de Populações, e Evolução da proporção sexual.

Atividade: Genômica evolutiva de cromossomas sexuais de insetos
Instituição: IB-UFRJ

Lattes Lattes

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do Laboratório de Genômica Funcional do Instituto de Ciências Biomédicas. Possui Bacharelado em Ciências Biológicas/ Biologia Molecular pela Universidade Federico II de Nápoles (Itália, 1998), Doutorado em Ciências Biológicas/Sistemática Molecular pela Universidade Federico II de Nápoles (Itália, 2003), e Pós-doutorado pela Universidade de Princeton (EUA, 2004-2012). Docente Permanente do Programa de Posgraduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (UFRJ). 

Atividade: Biogênese e função de RNAs não-codificantes na manutenção da integridade genômica. Utiliza como sistema modelos a mosca da fruta Drosophila melanogaster e o barbeiro Rhodnius prolixus (inseto vetor da doença de Chagas).

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (CES/JF - 2006), mestrado em Ciências Biológicas, Comportamento e Biologia Animal (UFJF - 2009) e doutorado em Ciências Veterinárias, área de concentração em Parasitologia Veterinária (UFRRJ - 2014). Atualmente é professor de Parasitologia no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Controle de Carrapatos" da Universidade Federal de Goiânia (UFG) e participa dos grupos de pesquisa de "Patologia de Invertebrados" da UFG, "Artrópodes Zooparasitos" na Universidade Federal de Juiz de Fora, "Segurança e Qualidade do Leite" na Embrapa Gado de Leite, e nos grupos de "Controle Biológico de Artrópodes de Importância médico-veterinária" e "Pesquisa em Produtos Naturais" na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (UFG) e curso de graduação em Biotecnologia (UFG).

Atividade: Parasitologia, trabalhando principalmente na busca e desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de controle de carrapatos e outros ectoparasitos de importância em Saúde Pública e Medicina Veterinária, com utilização de agentes biológicos (nematoides e fungos entomopatogênicos) e substâncias de origem vegetal (óleos essenciais, extratos vegetais e substâncias isoladas).

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Ciências (Microbiologia) - Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) com doutorado sanduíche e Pós-doc na Universidade de Yale (2003-2006 e 2013-2014) no Departamento de Biofísica Molecular e Bioquímica. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou durante todo o período de Doutorado e Pós-doc com RNAs transportadores (tRNAs) e aminoacil-tRNA sintetases, tendo tido um papel essencial na descoberta de uma nova aminoacil-tRNA sintetase, reponsável pela adição do vigésimo segundo aminoácido (pirrolisina) ao seu respectivo tRNA, a pirrolisil-tRNA sintetase.Tem experiência na área de Bioquímica com ênfase em Biologia Molecular. No momento tem se dedicado a estudar a biologia dos tRNAs de forma a entender como enzimas relacionadas a estas moléculas (enzimas modificadoras de tRNA, aminoacil-tRNA sintetases, enzimas envolvidas na incorporação de aminoácidos não canônicos em proteínas), assim como as próprias moléculas de tRNA, exercendo ou não seu papel canônico de tradutoras do código genético, atuam na resposta celular em diversas situações. Como modelos biológicos de estudo usamos tripanossomatídeos e insetos hematófogos, focando naqueles organismos (e relacionados) que impactam a saúde da população brasileira. 

Atividade: Papel das modificações de tRNAs na resposta ao estresse oxidativo em células aag2 e Aedes aegypti

Lattes Lattes

Títulação: Ph.D., Química Biológica - Atualmente é professor associado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e membro da coordenação de área da FAPERJ. Foi coordenador da Unidade de Experimentação Animal - RJ de 2012 a 2014 e assessor de assuntos internacionais e institucionais da UENF de 2011 a 2015. É técnico em Química pela ETFQ-RJ, Bacharel em Química pela Universidade Federal Fluminense (1993), Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestre em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Doutor em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Pós-Doutor pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Hokkaido - Japão (2005). Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, com ênfase em Metabolismo Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: Embriogênese, Fisiologia de Insetos e Controle de Vetores. É consultor (ad hoc) de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e órgãos de financiamento à pesquisa, bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq desde 2003 e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, desde 2009. Em suas publicações observa-se a participação efetiva de seus orientandos, colaboradores no Brasil e exterior e egressos do grupo de pesquisa que lidera. Possui cooperação internacional com a Universidade de Hokkaido - Japão desde 2009, onde supervisionou dois pós-doutores e três bolsistas de doutorado-sanduíche, com a UDELAR - Uruguai desde 2010, com a Texas A&M University - EUA desde 2012 e com o ILRI - Quênia desde 2015. Mantém ainda estreita colaboração com o grupo de pesquisa instalado no NUPEM/UFRJ-Macaé, RJ, Brasil.

Atividade: Metabolismo energético durante a embriogênese em carrapatos e outros vetores

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1985), especialização em Curso Básico Em Biologia Parasitária pelo Fundação Oswaldo Cruz(1987), mestrado em Biologia Parasitária pelo Fundação Oswaldo Cruz(1991), doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz(1995), pós-doutorado pela University Of Wales(1997) e pós-doutorado pela University Of Wales(2009). Atualmente é professor concursado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores. Atuando principalmente nos seguintes temas:RHODNIUS, Trypanosoma.

Atividade: Análise da expressão gênica em triatomíneos

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Dinamica Populacinal de Doenças Infecciosas - possui graduação em Medicna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Dinamica Populacinal de Doenças Infecciosas - Harvard University (1988). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de eficácia vacinal, desenvolvimento de métodos epidemiológicos para o estudo das doenças infecciosas, desenvolvimento de modelos quantitativos para a descrição da dinâmica de transmissão de agentes infecciosos.

Atividade: Estratégias Genéticas para o Controle de Doenças Transmitidas por Vetores: Aplicações em Ensaios de Campo com Wolbachia e na Análise de Genomas Completos de Vetores

Lattes Lattes

Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Mestrado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e dois Pós-doutorados, um pela Liverpool School of Tropical Medicine (2009) e outro pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (2019). Atualmente é Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães, FIOCRUZ-PE, onde atua como orientadora na Pós-graduação de Biociências e Biotecnologia em Saúde em nível de mestrado e doutorado. Foi a primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde da FIOCRUZ-PE. Durante o período de 2013 a 2018 ocupou o cargo de Vice-diretora de Ensino e Informação Científica na FIOCRUZ-PE. Atuou também como Vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência na Fiocruz-PE de 2019 a 2021. Desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com países africanos como Cabo Verde e Moçambique. É líder do grupo de pesquisa do CNPq de Genética de Culicídeos Vetores.

Atividade: Genética, com ênfase em Genética de Populações de Insetos, atuando principalmente nos seguintes organismos: Aedes aegypti, Culex quinquefasciatus e Anopheles sp.

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Genética - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1997), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Genética (UFRJ). Atuou como Analista de Patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) (2001-2002) e como Pesquisador Visitante na FIOCRUZ (2004-2005). Possui Pós-Doutorado pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Biologia da UFRJ, e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado 'Genética Marinha e Biodiversidade Molecular'. Tem experiência na área de Genética Pesqueira e de Populações, com ênfase em estudos de Sistemática Molecular e Estruturação Populacional com espécies marinhas de importância comercial, principalmente de ostras e lagostas, e em Ecologia Molecular e Genômica de insetos. Já coordenou projetos de genética com financiamento do CNPq, FAPERJ, FINEP e MPA. Atualmente coordena a Rede nacional de genética de ostras (GENOSTRAS) e tem se dedicado ao estudo genético de espécies de ostras nativas e invasoras no litoral brasileiro e no estudo de insetos vetores da doença de Chagas.

Atividade: Genética de vetores de Doença de Chagas

Lattes Lattes

Títulação: D.SC., Biologia Parasitária - Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Agroquimica e Agrobioquimica pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz (2009). Fez pós doutorado no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz com bolsa do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado da parceria CAPES/FAPERJ com duração de 5 anos. Em 2012 tomou posse como servidora pública no Instituto Oswaldo Cruz no cargo de pesquisadora em saúde pública. Tem experiência na área de Entomologia com ênfase na utilização de produtos naturais sob o sistema de defesa de insetos e na interação entre parasitas, microbiota e vetores. Utiliza ferramentas das áreas de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica e Química.

Atividade: Estudo da interação entre larvas de Aedes aegypti e microrganismos

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Química Biológica - Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Genética pela Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado e doutorado em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 e 2013). Foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Jovem Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente na área de metabolismo de lipídeos.

Atividade: Regulação do metabolismo pelos receptores nucleares em Rhodnius prolixus

Lattes Lattes

Títulação: Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorado em Biologia do Desenvolvimento, na Université Paul Sabatier, Toulouse, Franca. Atualmente é pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e trabalha no Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes aegypti, Anopheles, embriogênese, biossegurança aplicada a insetários de vetores, resistencia a inseticidas, estratégias alternativas de vigilância e controle de vetores.

Atividade: Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores

Lattes Lattes

O pesquisador possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), concluiu seu mestrado (1992) e doutorado (1998) pela pós-graduação em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de Fisiologia de insetos, com interesse em 2 grandes linhas de pesquisa: 1a linha de pesquisa - Caracterização de moléculas com propriedades antimicrobianas em diversos insetos como a barata Periplaneta americana e do veneno de formiga do genero Solenopsis . O grupo está envolvido na caracterização de moléculas com importante atividade animicrobiana ativas contra fungos, bacterias e protozoários (Trypanosoma cruzi). 2a linha de pesquisa - Caracterização de enzimas envolvidas na digestão no intestino de insetos utilizando como modelos: as baratas Periplaneta americana e Nauphoeta cinérea e também diversas espécies de cupim. Estamos caracterizando diferentes enzimas envolvidas na digestão destes insetos com particular ênfase nas carboidrases e proteases.

Atividade: Estudo das enzimas do sistema digestivo de insetos como a barata de esgoto Periplaneta americana e o cupim Cornitermes cumulans, que apresentam capacidade de digerir fibras vegetais.

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1997), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo lipídeos e Bioenergética de artrópodes.

Atividade: Controle biológico do carrapato com o uso de fungos e nematóides entomopatogênicos

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) , onde na iniciação científica desenvolveu trabalho na melhoria de produção em piscicultura junto ao CEPTA do IBAMA (PIrassununga , SP). Nessas pesquisas selecionou enzimas marcadoras do uso de agrotóxicos em produção de peixes. Sendo essas enzimas também boas marcadoras de resíduos de agrotóxicos em rios e lagos. Durante o mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), continuou o trabalho com enzimas desintoxicadoras em peixes, e sua ligação a lipoproteínas nesses animais. Logo após ingressando no doutorado iniciou a linha de interação parasito hospedeiro, no laboratório da Professora Georgia Atella, defendendo seu doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) . Durante a pós-graduação adquiriu grande experiência na área de Bioquímica , com ênfase em Química de Macromoléculas, com trabalhos envolvendo metabolismo transporte e metabolismo de lipídeos. Além de interação entre parasito e vetor. Após doutoramento no ano de 2006 ingressou como professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde ficou até o ano de 2009. Nesse período inicio o trabalho de controle de carrapato bovino com fungos entomopatogênicos (biocontrole), colaborando com o grupo da Professora Vania Bittencourt (dep Parasitologia UFRRJ). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, fundando o Laboratório de Estudos em Pragas e Parasitos (LEPP). Sendo nesse laboratório desenvolvidos estudos de novas drogas com potencial biotecnológico na área agropecuária.Onde o objetivo e dentre produtos naturais (óleos essenciais e extratos vegetais) e sintéticos selecionar os que tenham maior atividade de controle de pragas e parasitos, com menor poder residual. Usando como modelos de estudo biológicos Rhipicephalus (Boophilus) microplus (carrapato bovino), insetos pragas de grãos armazenados (S. zeamais, T. castaneum e R. dominica) e bactérias isoladas de processos de mastite subclinica bovina. Desta forma, trabalhando com atividade acaricida, inseticida e antibiótica de produtos naturais e sintéticos. Selecionando novas potenciais drogas e buscando novos alvos metabólicos, para o controle de pragas, parasitos e patologias de importância economica na agropecuária. Participa do grupo de trabalho em Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Biotecnologia, o qual faz parte do Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida do Estado do Rio de Janeiro (GT - GECIV/RJ), da Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia. Atualmente chamado BIORH. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da UFF

Atividade: Controle biológico do carrapato Rhipicephalus microplus com o uso de fungos e nematóides entomopatogênicos

Lattes Lattes

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-2002), especialização em Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2002), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-2003) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003-2007). Tem experiência nas áreas de Bioinformática e Biologia Molecular de Microrganismos (Bactérias, Parasitas e Fungos). Atuou como Pesquisador Visitante do Laboratório de Genética Molecular de Microrganismos da Fundação Oswaldo Cruz (2007-2008). Desde 2008 é servidor do Instituto Oswaldo Cruz, sendo co-fundador e chefe substituto do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (2009-2015).

Atividade: Determinantes estruturais da interação entre tripanosomatídeos e triatomíneos

Lattes Lattes

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Doutorado em Ciência Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi intramural fellow do National Institutes of Healthy, pos-doutor na Johns Hopkins University e Marie-Cure fellow no Centre national de la recherche scientifique. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lattes Lattes

Títulação: D.SC., Ciências Biológicas (Genética) - Pesquisador Titular do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), possui bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), além de mestrado (1996) e doutorado (2000) em Genética pela mesma Universidade. Fez doutorado sanduíche (1999) e pós-doutorado (2002) no Centers for Disease Control and Prevention (Atlanta-EUA), e um segundo pós-doutorado (2012) em Yale (EUA). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Sistemática Molecular e Genética de Populações de vetores da doença de Chagas.

Atividade: Sistemática Molecular e Genética de Populações de vetores da doença de Chagas

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc.,  Bioquímica - pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro. Atualmente estuda o sistema digestório de triatomíneos, flebotomíneos e culicídeos, voltado para a enzimologia da digestão e as interações entre tripanosomatídeos e seus insetos vetores, na área de Parasitologia - subárea Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2006) Escola de Medicina Tropical de Liverpool (2010) e pela Universidade de Notre Dame (2015). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular de Insetos e Enzimologia, tendo atuado no estudo de enzimas digestivas de insetos vetores e sua relação com a capacidade vetorial e estabelecimento da infecção por parasitas. Coordena as disciplinas Cinética Enzimática e Fundamentos de Bioquímica na pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores da Fundação Oswaldo Cruz, membro do comitê gestor do INCT em Entomologia Molecular e editor do periódico Frontiers in Physiology (Invertebrate Physiology)

Atividade: Participação no projeto genoma dos flebotomíneos Lutzomyia longipalpis e Phlebotomus papatasi/Prospecção de moléculas com potencial biotecnológico

Lattes Lattes

Títulação:Ph.D., Química Biológica -  Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Mestrado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Possui doutorado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em Biociências e Biotecnologia, com ênfase em Biologia Celular e Pós-doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé. Tem experiência na área de Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: hemozoína, membranas perimicrovilares, Rhodnius prolixus e detoxificação. Como linha de pesquisa, tem abordado o estudo comparativo entre hemípteros hematófagos e não hematófagos na tentativa de encontrar moléculas que possam servir de base para explicar a adaptação à hematofagia nos vetores de Doença de Chagas.

Atividade: Adaptação à hematofagia nos vetores de Doença de Chagas

Lattes Lattes 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará(1984), mestrado em Bioquímica Vegetal pela Universidade Federal do Ceará(1988), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo(1992) e pós-doutorado pela Case Western Reserve University(1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Parasitologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:catepsina D, lisozima, Musca Domestica. 

Atividade: Análise transcriptômica do Intestino Médio de Aedes aegypti e de sua microbita residente.

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / University of Arizona (sandwich) e Pós-doutorado em Biologia celular e genética no DKFZ German Cancer Research Center (2013-2014) e no Zentrum für Molekulare Biologie der Universität Heidelberg (2013-2014). Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Bioquímica Médica) desde 2002. O principal interesse da pesquisadora é o papel dos mecanismos envolvidos no controle da homeostase intestinal de insetos vetores de doenças humanas na determinação da competência vetorial. Suas principais linhas de pesquisa buscam estudar as respostas celulares e moleculares do epitélio intestinal destes insetos frente a estresses causados por estímulos bióticos (infecções) e abióticos (oxidativos e mecânicos) . Tem como modelos experimentais o mosquito Aedes aegypti (vetor da Dengue, Febre amarela e Febre Chicungunya e Zika), o hemíptero Rhodnius prolixus (vetor da Doença de Chagas) e Drosophila melanogaster (inseto modelo não hematófago).

Atividade: Estudo do papel da degradação de heme, de radicais livres e de fatores bióticos na regulação da expressão gênica, no controle da homeostase intestinal e na competência vetorial de insetos transmissores de doenças humanas

Lattes Lattes

Possui Pós-doutorado em Parasitologia Molecular no National Institutes of Health (Bethesda, Maryland) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde chefia o laboratório de Bioquímica de Lipídeos e Lipoproteínas. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Parasitologia Molecular, com ênfase em Bioquímica de lipídeos, atuando principalmente nos seguintes temas: purificação e endocitose de lipoproteínas por parasitos e vetores, caracterização de lipídeos bioativos e "lipid rafts" de vetores e parasitos. Atualmente preside a Câmara de Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e coordena o Pré-Vestibular Comunitário do Centro de Ciências da Saúde que tem como público alvo as comunidades carentes próximas à UFRJ.

Atividade: Metabolismo de lipídios, microdomínios lipídicos e fosfolipídios: uma fonte de novos alvos para estudos moleculares na interação parasita-vetor

Lattes Lattes

É bióloga; gestora ambiental; mestre em Ciências da Saude, doutora em Ciências, e pós doutora em Entomologia. É docente do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas GErais e pesquisadora junto ao Laboratório de Fisiologia de Insetos Hematófagos (ICB/UFMG). É assessora técnica do Ministério da Saúde e da World Health Organization Pesticides Evaluation Scheme, sendo referência nos estudos que investigam a resistência de vetores de importância médica aos inseticidas.

Atividade: resistência de vetores de importância médica aos inseticidas

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Biologia Celular e Molecular - Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (2000) e mestrado em Química Biológica (2002), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz (2008) com um ano de doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia, Berkeley e Pós-Doutorado na Fiocruz (2010). É Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro desde 2010, alocado no LQFPP, CBB. Estuda as relações hídricas de ovos de insetos através de abordagens de biologia do desenvolvimento, embriologia, genética, fisiologia e evolução.

Atividade: Evolução e Desenvolvimento da resistência à dessecação em ovos de insetos

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976). Atualmente é professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioenergética e Bioquímica de Insetos atuando principalmente nos seguintes temas: ovogênese e desenvolvimento de Rhodnius prolixus. Iniciamos recentemente uma linha de pesquisa que visa compreender como as imagens podem ser melhor utilizadas no processo de aprendizagem.

Atividade: Potenciais alvos para a interferência no desenvolvimento embrionário, e consequentemente, no fitness reprodutivo do vetor Rhodnius prolixus.

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica) - Professora Asociada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordena o Laboratório de Biologia Molecular do Desenvolvimento desde Novembro de 2000. Busca definir como membros da família das BMPs e proteínas tipo NFkappaB formam redes regulatórias para o controle da expressão gênica durante o desenvolvimento. Possui Bacharelado em Ciencias Biologicas/ Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (1985), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Pós-doutorado pela Universidade da California em San Diego (1996-1999). Fez estágio senior na Universidade de Princeton (2011-12). Seu grupo faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-ENEM). Desenvolve pesquisa na área de Genética Molecular e Biologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: estabelecimento de eixos de assimetria em embriões de insetos, Drosophila, Rhodnius prolixos, BMPs, NFkappaB, redes de sinalização, controle da expressão gênica, polaridade tecidual, morfogênese.

Atividade: Genética Molecular e Biologia do Desenvolvimento com ênfase no estabelecimento de padrões axiais durante o desenvolvimento animal

Lattes Lattes 

Títulação: D.Sc., Ciências Biológicas - Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia celular, Bioquímica e Biologia molecular.

Atividade: Potenciais alvos para a interferência no desenvolvimento embrionário, e consequentemente, no fitness reprodutivo do vetor Rhodnius prolixus.

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Ciências Veterinárias - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2011) em Ciências Veterinárias, na área de concentração em Parasitologia Veterinária (UFRRJ) e em seguida fez pós-doutorado na mesma instituição.Tem experiência na área de Parasitologia Veterinária, com ênfase em Controle Microbiano de Artrópodes, atuando principalmente nos seguintes temas: controle biológico, fungos entomopatogênicos e carrapatos de importância médico-veterinária. Foi professora Adjunto no Departamento de Parasitologia da UFMG e atualmente é professora no Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública (DESP) da UFRRJ atuando na área de Epidemiologia e Saúde Pública com ênfase em epidemiologia e controle microbiano de artrópodes de importância. É professora orientadora permanente no Programa de Pós graduação em Ciências Veterinárias da UFRRJ.

Atividade: Controle biológico do carrapato Rhipicephalus microplus com o uso de fungos e nematóides entomopatogênicos

Lattes Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado (1992) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1997). Atualmente é professor titular da UFRGS. Orientador do PPG Biologia Celular e Molecular e do PPG em Ciëncias Veterinárias da UFGRS. Pesquisador Associado Grado 5 no Programa de Ciencias Básicas (PEDECIBA) na área de Química (Uruguai). Tem experiência na área de Imunologia Parasitária, com ênfase na caracterização, através de análises moleculares e funcionais, de proteínas de carrapatos e desenvolvimento de vacina contra o carrapato bovino. Atuando principalmente nos seguintes temas: Rhipicephalus microplus, carrapato, parasita e vacina.

Atividade: Identificação e caracterização de proteínas de carrapatos que tenham potencial como imunógenos vacinais

Lattes Lattes

Técnico em Biotecnologia pela Escola Técnica Federal de Química-RJ (1994). Farmacêutico formado pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2002). Farmacêutico Industrial formado pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre em Biociências e Biotecnologia formado pela UENF (2003). Doutorado-sandwich CAPES na Universidad Nacional Autonoma de México - UNAM (2005). Doutorado em Biociências e Biotecnologia - UENF (2007). Realizou o pós-doutorado (2013) no programa do governo federal ?Ciência sem Fronteiras? no Departament of Disease Control - Graduate Scholl of Veterinary Medicine/Hokkaido University - Japão. Colaborador do Instituto de Bioquímica Médica ? UFRJ e professor do campus Macaé - UFRJ. Idealizador, fundador e ex-coordenador do Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Masuda (2010-2012), ex-coordenador científico do NUPEM (2010-2012). Dedica-se à busca de alvos para controle de artrópodes vetores de doenças como o carrapato bovino Rhipicephalus (Boophilus) microplus e o mosquito Aedes aegypti. Possui experiência em metabolismo energético, embriogênese de artrópodes, clonagem, expressão, purificação e análise da estrutura 3D de proteínas. Publicou 2 patente, 1 deposito de estrutura cristalográfica no PDB (protein data bank) com código 3TH6, 5 capítulos de livros e 20 artigos científicos em periódicos internacionais indexados.Coordena projetos na interface entre pesquisa e extensão na FAPERJ e na FUNEMAC visando à descoberta de jovens talentosos para ciência na rede pública de ensino. Atuou como avaliador externo do PIBIC-CNPq na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 nas áreas: Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Docente permanente credenciado nos programas de pós-graduação em Química Biológica (conceito 7) e em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ (conceito 3). Docente-colaborador do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (conceito 3). Atua como consultor/parecerista ad hoc da CAPES em projetos de cooperação internacional no Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular - CNPq. Coordena projeto de COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - ACORDOS BILATERAIS Brasil / Uruguai no CNPq (processo 490333/2013-3) com titulo ?Inibição Seletiva da Triose Fosfato Isomerase (TIM) como Estratégia para o Desenvolvimento de Fármacos para Uso Veterinário contra o Carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus: Cooperação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Brasil e a Universidade da República ?Uruguai?. Também coordena no CNPq auxílio Universal 2013 (processo 478706/2013-8 ). Nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 esteve em missão científica no Instituto de Fisiologia Celular da Universidade Nacional Autônoma de México - UNAM na condição de PESQUISADOR VISITANTE. Jovem Cientista do Nosso Estado - JCNE - FAPERJ 2015-2018

Atividade: Busca de alvos para controle de artrópodes vetores de doenças: Rhipicephalus microplus e Aedes aegypti

Lattes Lattes

Pesquisador Titular e chefe do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, IOC-Fiocruz, formado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidade Pedro II (1994), mestre em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Biologia parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e pós-doutorado em Laficave, IOC-Fiocruz (2006). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitas e Vectores, atuando principalmente nos seguintes temas: Criação e manutenção de colônias de culicideos em laboratório, avaliação de parâmetros biológicos de Aedes e Anopheles, controle de vetores, monitoramento da resistência de Culicidae a inseticidas e manejo de resistência para otimizar o controle vetorial. Membro do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical IOC / Fiocruz e do Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores no IOC / Fiocruz. Foi membro do Comitê Consultivo para Controle de Vetores do Ministério da Saúde e atualmente é do Comitê Consultivo Científico de Peritos (ESAC - IVCC).

Atividade: Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitas e Vectores

Lattes Lattes

 

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2004).  Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de Doutorado Sanduiche no National Institutes of Health (2009) estudando a resposta imune dos mosquitos vetores Aedes aegypti e Anopheles gambiae contra arbovírus, microbiota e Plasmodium. Pós-Doutorado no Departamento de Microbiologia e Imunologia de Stanford (2011-2015) investigando aspectos imunológicos e ecológicos de malária por Plasmodium chabaudi em camundongos. Professor adjunto no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrando disciplinas de Parasitologia e Imunologia. Membro do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências na mesma Universidade. Foi coordenador de projetos CNPq (Universal) e Instituto Serrapilheira.

Atividade: Biologia e imunidade de mosquitos vetores transmissores de arbovírus e no desenvolvimento de vacinas para bloqueio de transmissão.

Lattes Lattes

Atividade: Proliferação e diferenciação celular no intestino médio de Tribolium castaneum e Rhodnius prolixus durante a digestão

Lattes Lattes

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), e Pós-Doutorado na Universidade do Arizona (1995-1997), Tucson, Arizona, tendo sido bolsista Pew. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, orientador permanente da Pós-graduação em Química Biológica (nível 7) desse Instituto e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. Foi membro do comitê brasileiro do ?Pew Latin American Fellows Program? de 2008 a 2013. Atua na área de Bioquímica e Biologia Molecular de Insetos, atuando em diversos aspectos do transporte e metabolismo de lipídeos, em especial no barbeiro Rhodnius prolixus. Membro do Consórcio do Genoma do R. prolixus e revisora de diversos periódicos, como JBC, Insect Biochemistry and Molecular Biology, BBA, entre outros. Consultora ad hoc de agências de fomento nacionais e internacionais, como National Science Foundation (NSF) e a Grant Agency da Academia de Ciências da República Tcheca. Formou 9 Mestres e 6 Doutores.

Atividade: Metabolismo de lipídeos em Rhodnius prolixus

Lattes Lattes

Títulação: D.SC., Biociências e Biotecnologia

Atualmente é professor adjunto A na UFRJ-Macaé, onde ministra as disciplinas de Bioquímica Geral e Bioquímica de Sistemas (Medicina), e colabora nas disciplinas Bioquímica I e II (Farmácia). Atuou nas mesmas disciplinas como professor substituto e temporário entre 2012 e 2014. Foi bolsista de pós-doutorado PAPD (CAPES e FAPERJ) no setor de Entomologia Molecular Aplicada da Unidade de Experimentação Animal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Concluiu (2010) pós-doutorado, pela CAPES, na Hokkaido University - Japão. Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Biociências e Biotecnologia pela UENF (2005) e doutorado em Biociências e Biotecnologia, também pela UENF (2009). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: embriogênese, sinalização celular, cultura de células de carrapato, proteínas quinases e metabolismo

Atividade: Metabolismo energético durante a embriogênese em carrapatos e outros vetores

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Genética e Melhoramento de Plantas

Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Fitotecnia com ênfase em Controle Biológico de Insetos pela UFV. Concluiu o doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas em 1998 pela UFV e Centre of Plant Breeding and Reproduction Research (CPRO-DLO), Holanda. Realizou seu primeiro Pós-doutorado, na Case Western Reserve University (Cleveland ? OH) de 1998 a 2002. É Pesquisador Titular do Centro de Pesquisas René Rachou/ FIOCRUZ. Atua na área de Biologia Molecular de mosquitos transmissores de malária e dengue, estudando as interações entre patógeno/ hospedeiro invertebrado. Em 2010 finalizou pós-doutorado na Universidade de Queensland (Austrália) na área de interação entre Aedes, Wolbachia e vírus da dengue. Coordena no Brasil o Projeto Eliminate Dengue.

Atividade: Estudo das interações entre patógeno/ hospedeiro invertebrado/Utilização da bactéria Wolbachia no controle da transmissão de dengue por Aedes aegypti

Lattes Lattes

Possui doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e pós doutorado pela State University of New York. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Chefiou o Programa de Biologia Molecular e Biotecnologia do IBqM entre os anos de 2009 a 2013. Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em biologia molecular, atuando em projetos envolvendo os seguintes temas: mecanismos de regulação da expressão gênica, envolvendo modificações epigenéticas em Schistosoma mansoni e Aedes aegypti. Mais recentemente o grupo tem se interessado pelos mecanismos moleculares envolvidos no processo de formação do granuloma esquistossomótico e fibrose hepática.

Atividade: Mecanismos de regulação da expressão gênica em Schistosoma mansoni e Aedes aegypti

Lattes Lattes

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia) da Universidade Federal Fluminense entre 2001 e 2005. Participou em 2 ocasiões do PROBRAL (CAPES/DAAD) exercendo atividades de pesquisa (Doutorado Sandwich e Pós Doutorado) no Departamento de Zoologia Especial da Ruhr Unversitaat-Bochum (Alemanha). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Biologia Geral (GBG/UFF), Orientador do Curso de Pós Graduação em Ciencias e Biotecnologia (PBI/UFF) e do Programa de Pós Graduação Strictu Senso em Vigilância e Controle de Vetores de Doenças - Nível Mestrado Profissional (FIOCRUZ). Coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense (GGN/UFF). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Rhodnius prolixus, Trypanosoma cruzi, Sistema Neuroendócrino de Insetos e Metabólitos Secundários de Plantas.

Atividade: Estudo da interação entre larvas de Aedes aegypti e microrganismos

Lattes Lattes

Marcia Cristina Paes é Doutora em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Pós-Doutorado na Universidade de Bath, Inglaterra. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista de Produtividade do CNPq, Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ) e Procientista do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia (IBRAG) onde coordena o Laboratório de Interação de Tripanossomatídeos e Vetores. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biociências do IBRAG e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas, ambos na UERJ, orientando alunos de Mestrado e Doutorado na geração do conhecimento. Seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação envolvem: (i) o Metabolismo da molécula de Heme em Trypanosoma cruzi na relação parasito/vetor, (ii) mecanismos bioquímicos, envolvendo sinalização celular e status redox, do processo de infecção de hospedeiros vertebrados por T. cruzi e (iii) estudos biotecnológicos de novos produtos com potencial ação terapêutica contra a doença de Chagas, in vitro e in vivo, apontando para novas possibilidades no tratamento da doença.

Atividade: Trypanosoma cruzi e seus caminhos distintos dos hospedeiros durante o metabolismo de heme: possíveis alvos terapêuticos

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seu período de Pós-Graduação trabalhou na área de Bioquímica de insetos, com ênfase em Metabolismo, stress oxidativo, e caracterização de endopeptidases de Boophilus microplus e Rhodnius prolixus. Mais recentemente, o principal foco de sua pesquisa é a caracterização de aspectos moleculares da interação entre diferentes artrópodes e os patógenos por eles transmitidos utilizando como modelos principais o barbeiro Rhodnius prolixus e sua interação com o Trypanosoma cruzi e o mosquito Aedes aegypti e sua interação com os vírus dengue e chikungunya , com ênfase no papel que o sistema imunde desempenha nestas interações.

Atividade: Estudo da interação entre diferentes artrópodes e os patógenos por eles transmitidos, com ênfase no papel que o sistema imune desempenha nesta interação

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Química Biológica

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1996, Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ em 1998, Doutor em Química Biológica pela UFRJ em 2001. Realizou seu pós-doutorado em Endocrinologia e Metabolismo na Boston University School of Medicine (USA) entre 2014 e 2015. Atualmente é Professor Associado III do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e chefia o Laboratório de Bioquímica de Resposta ao Estresse, O seu laboratório estuda como as vias envolvidas no metabolismo energético/redox participam na adaptação celular frente à diferentes estímulos estressores. Os projetos de pesquisa conduzidos no seu laboratório centram-se na participaçao das mitocôndrias nas vias de resposta a diferentes tipos de estresses celulares, incluindo aqueles gerados por desequilíbrios nutricionais, pela ativação da resposta imune, ou pelo envelhecimento. Mais informações, acesse http://lbre.weebly.com/.

Atividade: Investigações sobre os mecanismos de resposta horméticas mitocondriais em insetos vetores de doenças tropicais negligenciadas.

Lattes Lattes 

Títulação: D.Sc., Química Biológica

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Pós-doutorado em Kansas State University, Kansas, EUA (2007) Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Biologia Molecular. Seu grupo se dedica a identificar novos alvos para o controle de vetores e pragas de agricultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: 1-Metabolismo de quitina em ovários e intestino de insetos como o barbeiro Rhodnius prolixus e o mosquito Aedes aegypti. 2- Caracterização dos transportadores do tipo ABC, em destaque a glicoptoteína-P,que estão envolvidos com os mecanismos de resitência a inseticida e na fisiologia, em destaque a ovogênese, dos insetos. 3-Controle entomológico e epidemiológico da dengue e da Zika (detecção do vírus da dengue e da ZiKa no vetor) 4- Teste de novas substâncias com atividade larvicida e adulticida.

Atividade: Metabolismo de quitina no controle seletivo, na interação vetor-parasita e na identificação da maquinaria do RNA de interferência

Lattes Lattes

Doutora em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Departamento de Bioquímica do Instituto de Biologia (IBRAG), integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Parasitologia da FCM, é bolsista do programa PROCIÊNCIA da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado-FAPERJ.

Atividade: Bioenergética e o metabolismo redox na relação parasito/vetor e parasito/hospedeiro vertebrado de tripanosomatídeos e a ação de moléculas com potencial quimioterápico contra a doença parasitárias.

Lattes Lattes

Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, chefe do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, bolsista nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, bolsista Cientista de Nosso Estado da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Rhodnius, Trypanosoma, insect, vector e immune. Possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado (1981) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985). Professora concursada do Departamento de Biologia Geral, na Universidade Federal Fluminense, atuou como professora da disciplina de Genética (1983-1996).

Atividade: Efeito de produtos naturais sobre a microbiota de triatomíneos e infecção por T. cruzi.

Lattes Lattes

Professora Adjunta do Departamento de Parasitologia Animal, Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Formou-se em Medicina Veterinária, Mestre e Doutora em Ciências Veterinárias pela UFRRJ no ano de 2010, 2011 e 2014 respectivamente. Fez doutorado sanduíche no Department of Biology da Utah State University sob a supevisão do Dr. Donald W. Roberts em Utah nos Estados Unidos e especializou-se em fungos entomopatogênicos, mais precisamente nas espécies do gênero Metarhizium. Foi contemplada durante a sua iniciação científica com três prêmios nas jornadas de Iniciação Científica realizadas pela UFRRJ. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicadada e no Programa de Pós-Graduacão em Ciências Veterinárias, ambos da UFRRJ. Foi selecionada nos editais de 2017 e 2020 como Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Em 2021 recebeu o premio Early Career Award da Society for Invertebrate Pathology. Em 2022 recebeu o prêmio Visiting Research Award do Instituto Le Studium da França, desfrutando seis meses em missão de trabalho no INRAe (Nouzilly, França). É atual diretora executiva da Agência de Inovação da UFRRJ. Coordena o projeto de extensão "O mundo secreto dos parasitos". 

Atividade: Controle biológico de invertebrados, com foco em artrópodes, especialmente os carrapatos da espécie Rhipicephalus microplus, utilizando fungos entomopatogênicos e estudo da capacidade endofítica destes.

Lattes Lattes

Possui graduação em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concentra seus esforços de pesquisa em bioquímica e biologia de vetores de doenças, com enfase no estudo de metabolismo de heme e radicais livres em artrópodos hematófagos e em linhagens mielóides de mamíferos.

Atividade: Estudo de metabolismo de heme e radicais livres em artrópodes hematófagos

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc.,  Química Biológica

Graduado em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000), mestre em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2001) e doutor em Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2005). Atualmente é professor do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Genomica, Transcriptomica e Anotação e Prospecção de genes e proteínas.

Atividade: Bioinformática da Genômica de triatomíneos e Transcriptômica de vetores

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Biologia Parasitária pela Fiocruz (2006) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fiocruz (2010) com estágio-sanduíche no Imperial College of Science and Technology, Reino Unido. Bolsista de Mestrado da FAPERJ Nota 10 entre 2005-2006, aprovado no concurso público de pesquisador da Fiocruz em 2008. Contemplado com o Prêmio CAPES de Teses de 2010 na área Ciências Biológicas III. Atualmente é pesquisador titular em saúde pública e Chefe Substituto do Laboratório de Transmissores de Hematozoários, do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Desde 2010 faz parte do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz. Entre 2014-2022 foi Coordenador do curso de Pós-Graduação em Biologia Parasitária, que a partir de 2013 recebe o conceito 07 na CAPES em Ciências Biológicas III. Coordena projeto de Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Biologia Parasitária e a Universidade Federal de Roraima. Atualmente Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e Bolsista de Produtividade do CNPq. Tem experiência na área de 

Atividade: Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia de vetores em especial aqueles envolvidos na transmissão de doenças como dengue, malária e Doença de Chagas, e como parâmetros da biologia desses insetos influenciam sua capacidade vetorial e consequentemente a dinâmica de transmissão das doenças por eles veiculadas.

Lattes Lattes

 

Títulação: D.Sc., Ciências Biológicas (Biofísica)

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tenho experiência em Genética Animal e Entomologia Molecular, com ênfase em Biologia Molecular do Desenvolvimento de Insetos (tema de minha dissertação de mestrado e tese de doutorado) e em Genética Molecular do Comportamento de Insetos Vetores. Atualmente sou Pesquisadora Adjunta na Fundação Oswaldo Cruz e chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos. Nosso grupo está focado em projetos relacionados ao ritmo circadiano e à genética de populações de insetos vetores (mosquitos, flebotomíneos e barbeiros) bem como em aspectos particulares da biologia de Aedes aegypti, com destaque aos efeitos da infecção por vírus Dengue no relógio biológico e aos processos relacionados à embriogênese.

Atividade: Caracterização da expressão e função de genes de relógio envolvidos em processos circadianos e não circadianos

Lattes Lattes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Parasitology - University of Liverpool (1976) , doutorado (PhD) em Parasitology - University of Liverpool (1982) e Pós-Doutorado pela Liverpool School of Tropical Medicine (1988-89) É pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Parasitologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Eco-epidemiologia das leishmanioses, fauna e ecologia de flebotomineos, interação flebotomíneos/Leishmania e ecologia química de flebotomíneos . Atualmente vem atuando nos estudos de flebotomíneos fosseis.

Atividade: Estudo de feromônios de L. longipalpis e sua aplicação no controle do vetor no campo

Lattes Lattes

Possui graduação em Biologia - Mod. Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). 

Atividade: Genética, com ênfase em Genética Animal e sistemática filogenética. Atuando principalmente em genética de populações, métodos filogenéticos e evolução molecular.

Lattes Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1984) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: aedes aegypti, dengue, culicidae, aedes albopictus e mosquito.

Atividade: Controle de insetos vetores: resistência a inseticidas, capacidade vetorial e estratégias alternativas

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Genetics and Functional Genomics.

Professor/Pesquisador e Diretor (2014-2018) do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé, (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021), Latin American Liason Officer (2016-2017) da Pan-American Society of Evolutionary Developmental Biology. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2013-2016 e 2017-2020) e bolsista de produtividade Nivel 2 no CNPq - Comite Genética(2014-). Doutorado (2008) e pós-doutorado (2009) em genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. Publicou mais de 35 artigos em periódicos especializados com mais de 1400 citacoes (Google Scholar-Fator H=13). Tem cinco orientações completas e orienta sete alunos de mestrado e doutorado como membro permanente dos dois programas de pós-graduação stricto sensu da UFRJ-Campus Macaé PPGCiAC (Ciências Ambientais e Conservação) e PPGPRODBIO (Produtos Bioativos e Biociências). Atua como revisor de diversos periódicos internacionais (NAR, Dev. Gen Evol, Plos One, PeerJ, Gene, dentre outros) particularmente na genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. Possui colaborações com pesquisadores da Alemanha, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos especialistas em estudos de Evo-Devo de artrópodes sendo um dos entusiastas da área no Brasil (http://evodevobr.wordpress.com/).

Atividade: Análise da biologia evolutiva do desenvolvimento de artrópodes

Lattes Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (2001) e mestrado em Biociências e Biotecnologia (2004) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) (2001). Doutorado em Bioinformatica pela Universidade de São Paulo (2008). Foi Visiting Postdoctoral Fellow de março de 2008 a outubro de 2010 no NCBI-NIH (EUA) onde desenvolveu pesquisa em genômica e proteômica de sistemas biomoleculares (systems biology) sob uma perspectiva evolutiva. Desde outubro de 2010 atua como professor associado na UENF. Tem interesse na aplicação de métodos computacionais à dados biológicas em larga escala, visando elucidar os mecanismos evolutivos e bioquímicos que regem os sistemas celulares complexos. Tem também interesse na implantação de infraestrutura computacional para análise de dados biológicos em larga escala, especialmente de sequenciamento de segunda geração. Atualmente integra o corpo editorial de 5 periódicos internacionais e atua como revisor para diversos outros, incluindo alguns de alto fator de impacto. Eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018).

Atividade: Bioinformática da Genômica de triatomíneos e Transcriptômica de vetores

Lattes Lattes

Vânia Rita Elias Pinheiro Bittencourt possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Parasitologia Veterinária, Instituto de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Publicou 116 artigos em periódicos especializados, 4 capítulos de livros e 302 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 processo ou técnica registrado no INPI e outros 4 itens de produção técnica. Orientou 18 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado, além de ter orientado 4 estágios de pós doutorado, 56 trabalhos de iniciação científica e 4 outros bolsistas nas áreas de Medicina Veterinária. Recebeu 13 prêmios em função de desempenho científico. Atualmente é pesquisador nível 1C do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, coordena 4 projetos de pesquisa. Orienta quatro teses de doutorado, três dissertações de mestrado, um pós doutorando além de orientar dois trabalhos de Iniciação Científica. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Entomologia Molecular desde 2010. Atua e tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: controle microbiano, fungos entomopatogênicos, Rhipicephalus microplus, carrapatos, Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana.

Atividade: Controle biológico do carrapato Rhipicephalus microplus com o uso de fungos e nematóides entomopatogênicos

Lattes Lattes

Títulação: D.Sc., Biologia Molecular

Possui graduação em pela Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em - Columbia University (1976) e doutorado em Biologia Molecular - Columbia University (1977). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Biologia Molecular de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmania, Lutzomyia longipalpis, imunidade inata, interação parasita-vetor.

Atividade: Imunidade em Lutzomyia longipalpis

Lattes Lattes

Topo