Até o dia 07 de janeiro de 2022 estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pesquisador visitante nos Programas de Pós-Graduação do estado do Maranhão (MA). O Edital FAPEMA Nº 026/2021, na linha de ação “Mais Inovação”, tem o objetivo de desenvolver a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e fortalecer a Pós-graduação da capital ou do interior estado do Maranhão. Acesse na integra o  Edital FAPEMA Nº 026/2021.

Doutores atuantes no Brasil ou no exterior, com elevada produção científica, podem se candidatar a vaga que visa a fixação temporária de professores e pesquisadores em Programas de Pós-graduação do estado do Maranhão. O Programa Cidadão do Mundo, previsto na linha de ação “Mais Inovação” da FAPEMA, dedica-se à mobilidade acadêmica com foco nas parcerias multilaterais e intercâmbio de projetos de apoio nacional e internacional.

Serão concedidas bolsas de pesquisa aos candidatos selecionados nas modalidades de Bolsa Pesquisador Visitante (BPV), no valor de R$ 4.000,00  e Bolsa Pesquisador Visitante do Exterior (BPVE), no valor de R$ 7.000,00,  com prazo de execução de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da data de assinatura do termo de outorga. Para a modalidade Bolsa Pesquisador Visitante são elegíveis doutores que comprovem residência fora do estado do Maranhão. Para a modalidade Bolsa Pesquisador Visitante do Exterior  são elegíveis doutores que comprovem nacionalidade estrangeira.

Para ter acesso a bolsa é necessário o candidato estar desvinculado do mercado de trabalho no momento da implantação da bolsa e não ser beneficiário de bolsa de qualquer outra instituição, nacional ou internacional, durante a vigência da bolsa pesquisador visitante.

Os candidatos contemplados neste edital receberão ainda Bolsa de Instalação (BINST) no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) destinada a atenuar os gastos com deslocamento e instalação na cidade onde se localiza a Instituição Sede em que as atividades do Pesquisador Visitante serão desenvolvidas. Interessante observar que a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) não efetuará reembolso de passagem e não concederá passagem para acompanhantes, assim como não arcará com quaisquer despesas advindas da transferência para o Brasil, como, por exemplo, custo com passaporte, e seguro.

Para concorrer a uma vaga é necessário redigir uma proposta com o projeto de pesquisa e/ou desenvolvimento de inovação tecnológica com atividades de ensino. O projeto deverá conter, obrigatoriamente, no máximo 10 (dez) páginas. O candidato também deverá providenciar uma carta de anuência de um (a) supervisor (a) com características elegíveis ao que rege este edital.

A proposta deverá ser submetida online, até o dia 07 de janeiro de 2022, mediante preenchimento de todos os campos e envio do formulário eletrônico disponível no PATRONAGE, através do link: http://www.fapema.br/patronage

Para quem se interessar em participar do edital de pesquisador visitante, o professor Livio Martins Costa Junior, do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), disponibiliza o seu email para contato: livio.martins@ufma.br