Um grupo de professores egressos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se reuniu para criar um Manual de Libras para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. O manual, publicado em formato de e-book, teve como objetivo criar sinais para termos de Ciências e Biologia que não existiam em Libras, contribuindo para a aprendizagem e abranger melhor o campo do conhecimento. No e-book é possível encontrar representações em sinais de termos específicos sobre partes das células e dos sistemas do corpo humano.

Interessante observar que esse tipo de manual não é comum no Brasil, e vai ajudar professores e alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral. “O manual é de extrema importância não só para os surdos, mas também para os profissionais da educação, como os professores, os intérpretes e os instrutores de libras”, esclarece Liana Galeno, que assina o prefácio da obra. “Vale lembrar que este manual também vai privilegiar outras áreas do conhecimento, tais como Medicina, Enfermagem, Psicologia, etc., áreas estas que também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez” - completou.

O e-book "Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano" é iniciativa da Edulfi (Editora da Universidade Federal do Piauí), e leva a assinatura de Bruno Iles, Taiane Oliveira, Rosemary Santos e Jesus Lemos. O manual é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa, principalmente alunos surdos e professores que atuam nessa área escolar.

Acesse o link para baixar o e-book: