Uma vaga de pós-doutorado na área de arboviroses está aberta na Universidade da Flórida, nos EUA. A vaga é para pesquisar a transmissão de denças infecciosas pelo mosquito Aedes aegypti, a partir de  um ensaio clínico randomizado de intervenção com uso de Wolbachia no Brasil. A vaga será pelo período de um ano, com a possibilidade de extensão. O pós-doutorado será realizado no grupo de Dinâmicas de Doenças Infecciosas da Universidade da Flórida e prevê viagens para Belo Horizonte.

O  pós-doutorando(a) irá assistir na concepção, condução e análise dos dados de pesquisa sobre os fatores de risco espaciais de infeção por arboviroses e o impacto de uma intervenção randomizada (introgressão de Wolbachia em Aedes aegypti). Este ensaio clínico randomizado, que já está sendo realizado em Belo Horizonte, é uma colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e as universidades de Emory, Flórida e Yale, nos Estados Unidos. O projeto conta com o financiamento do Departamento de Microbiologia e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, NIH (EUA).

O pós-doutorado será realizado na Universidade da Flórida com a supervisão do Dr. Derek Cummings, professor na Faculdade de Biologia e o Instituto de Patógenos Emergentes na Universidade da Flórida, e Dr. Albert Ko, chefe do Departamento de Epidemiologia de Doenças Microbianas na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Yale. O pós-doutorando(a) colaborará com parceiros no Brasil, incluindo o Dr. Mauro Teixeira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O candidato selecionado irá liderar o desenvolvimento, condução e análises de um estudo de uso do tempo para medir a exposição dos indivíduos participantes às intervenções randomizadas e espacialmente direcionadas; e irá examinar a eficácia da ingressão de Wolbachia nas variáveis de desfecho do estudo, como infecção por arboviroses medida através de vigilância ativa e presença na escola. O candidato também participará em todos os aspetos do desenvolvimento e execução da pesquisa, trabalhará em estreita colaboração com os profissionais de campo para implementar o protocolo, analisará os dados empíricos e construirá modelos do impacto do movimento na infeção com arboviroses.

Principais qualificações e capacidades desejadas:

·        Doutorado em uma dos seguintes áreas: epidemiologia, matemática, estatística, imunologia, física, ciência da computação, biologia da população, ou outra disciplina similar com foco quantitativo.

·        Experiência na concepção de estudos de pesquisa.

·        Interesse na área de epidemiologia de doenças infecciosas.

·        Capacidade de compilar e analisar dados e interpretar e apresentar resultados de qualidade usando diversas técnicas de pesquisa e análises.

·        Experiência em apresentar resultados de pesquisa para audiências não-especializadas.

·        Capacidade para trabalhar de forma independente, mas também como parte de uma grande equipe interdisciplinar.

·        Fluência em inglês é essencial e será avaliada durante as entrevistas.

Os candidatos interessados devem mandar o currículo, uma carta de introdução e contatos de 3 referências para Ryan Borg: ryan.borg@yale.edu