O treinamento e a inovação no campo da entomologia médica são essenciais para mitigar as doenças transmitidas por vetores. No entanto, há uma escassez significativa de entomologistas médicos em todo o mundo, especialmente em países de baixa e média renda, mais afetados por doenças transmitidas por vetores.

Com o objetivo de fortalecer a capacitação dos cientistas no combate às doenças tropicais negligenciadas e outras doenças transmitidas por vetores, o Global Vector Hub (GVH) e o TRD - Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases lançaram, recentemente, um diretório gratuito na internet, com o levantamento de mais de uma centena de cursos de treinamento em entomologia médica, disponíveis em todo o mundo.

Um mapeamento dos cursos de entomologia disponíveis, em 2016, revelou que a maioria ocorre nas Américas, sendo que dois terços dos cursos são ministrados em inglês e há pouca ou nenhuma informação sobre esses cursos disponíveis na internet.

Para ajudar a preencher essa lacuna, o TDR apoiou o desenvolvimento de um Atlas Global de Escolaridade de Entomologia Médica (GAMES, sigla em ingles), que lista um total de 126 cursos de entomologia médica oferecidos de forma presencial ou à distância, em 32 países onde a OMS atua, cobrindo sete idiomas.

O TDR é um programa global de colaboração científica que ajuda a facilitar, apoiar e influenciar os esforços para combater as doenças da pobreza. É co-patrocinado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

GAMES -  Atlas de Cursos em Entomologia Médica

O Global Atlas of Medical Entomology Schooling (GAMES) é um diretório de cursos de treinamento em entomologia médica que é hospedado pelo Global Vector Hub (GVH), uma plataforma online de acesso aberto que compartilha conhecimento e informações sobre controle e pesquisa de vetores.

O diretório foi desenvolvido em colaboração com o GVH e ARCTEC da London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM). O Departamento de Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS e o Programa Global da OMS para a Malária também revisaram o diretório e forneceram recomendações de cursos.

Para acessar o diretório, acesse o link e cadastre-se no GVH: https://globalvectorhub.lshtm.ac.uk/courses

Para colaborar com a atualização da plataforma e sugerir cursos de Entomologia médica que possam ser adicionados ao diretório entre em contato com a GVH através do email: globalvectorhub@lshtm.ac.uk

Fonte: https://www.who.int/tdr/news/2020/new-resource-for-building-medical-entomology-capacity/en/