Pesquisadores associados ao  Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM),  que integram um grupo de pesquisa colaborativa internacional com uma Universidade japonesa, elucidaram um novo mecanismo pelo qual a saliva do carrapato Rhipicephalus microplus reduz a imunidade do gado bovino.

Os cientistas descobriram que a saliva do carrapato possui substâncias que ativam proteínas supressoras da resposta imunológica em bovinos, o que pode facilitar a transmissão de doenças para esses animais.

A descoberta, que pode ajudar no desenvolvimento de estratégias alternativas de controle do carrapato Rhipicephalus microplus (carrapato-de-boi), foi publicada recentemente na revista Scientific Reports, no artigo intitulado “Tick saliva-induced programmed death-1 and PD-ligand 1 and its related host immunosuppression”

A pesquisa internacional é liderado pelo Prof. Satoru Konnai da Faculty of Veterinary Medicine da Hokkaido University, no Japão, e pelos pesquisadores brasileiros Itabajara da Silva Vaz Junior, da Universidade Federal do Rio Grande de Sul (UFRGS) e Carlos Logullo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rhipicephalus é um carrapato hospedeiro, que parasita principalmente bovinos, e está distribuído,  principalmente nas regiões subtropicais e tropicais. Este carrapato causa sérios prejuizos à pecuária devido aos danos à saúde do hospedeiro causados pela sucção de sangue (como anemia, lesões na pele) e transmissão de vários patógenos (como Babesia e Anaplasma).

Para desenvolver estratégias alternativas que possam proteger melhor o gado, como vacinas, os cientistas precisam entender como ocorrem essas infecções em nível molecular. A partir desse contexto, os pesquisadores da UFRGS, UFRJ e Hokkaido University investigaram o que acontece com as células do sistema imunológico bovino quando são expostas à saliva do carrapato.

Resultados inéditos obtidos com a colaboração internacional

A equipe descobriu que substâncias presentes na saliva do carrapato, provavelmente um composto lipídico chamado prostaglandina, aumentam a expressão de duas proteínas específicas da membrana celular em algumas células do sistema imunológico. A interação dessas proteínas  – chamadas de proteína de morte celular programada 1 (PD-1) e ligante de morte programada 1 (PD-L1) –  leva à supressão de uma célula imune denominada célula T helper (Th1). Com isso, o sistema imunológico do gado fica menos capaz de combater os parasitas invasores transmitidos por carrapatos.

A investigação também mostrou que a saliva do carrapato contém uma alta concentração de prostaglandina E2, que é conhecida por induzir a expressão de PD-L1. No entanto, explicam os cientistas, estudos futuros ainda precisam confirmar se a prostaglandina E2 desempenha um papel direto na supressão da resposta imune do gado. Além disso, como este estudo envolveu células em laboratório, um dos próximos passos seria realizar pesquisas com gado vivo.

O estudo permite compreender melhor a modulação que o carrapato faz na resposta imunológica do bovino, que aumenta a sobrevivência do carrapato e transmissão de hemoparasitas. Este conhecimento, também, é base para o possível desenvolvimento de novos métodos de controle do carrapato, bem como de outras doenças associadas a este parasita.

Atualmente, o principal método de controle é o uso de acaricidas, mas o estabelecimento de novos métodos  é fundamental, devido a surgimento de carrapatos Rhipicephalus resistentes a diferentes tipos de acaricidas.

Highlights do artigo

● Foi descoberto que a saliva do carrapato induz a expressão dos fatores de controle imunológico bovino PD-1 / PD-L1.

● Foi demonstrado que a saliva do carrapato suprime as respostas das células T do hospedeiro através da via PD-1 / PD-L1.

● A saliva do carrapato contém altas concentrações de PGE2, sugerindo que está envolvida na indução da expressão de PD-L1.

Referência

Sajiki, Y., Konnai, S., Ikenaka, Y. et al. Tick saliva-induced programmed death-1 and PD-ligand 1 and its related host immunosuppression. Sci Rep 11, 1063 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-020-80251-y

Press release publicado pela Hokkaido University, em 28 de janeiro de 2021

Press release publicado pela UFRGS, em 28 de janeiro de 2021