cancel

 

Itabajara da Silva Vaz Jr., professsor Titular da UFRGS e pesquisador integrante do Comitê Gestor do INCT em Entomologia Molecular (INCT-EM), foi agraciado com o  prêmio "O Futuro da Terra".  A premiação reconhece iniciativas e pesquisas que contribuem para a valorização de práticas que estimulam o desenvolvimento do agronegócio no Estado do Rio Grande do Sul. A promoção do prêmio é realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Em sua 24ª edição, o prêmio "O Futuro da Terra" destaca cientistas, pesquisadores, agricultores e instituições que mais tem contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, através de práticas inovadoras e sustentáveis. A seleção dos premiados foi feita através do Comitê das Ciências Agrárias e de agentes do agronegócio da FAPERGS. 

 

 

Itabajara da Silva Vaz Jr. foi agraciado com o Prêmio "O Futuro da Terra" na Categoria "Inovação e Tecnologias Rurais". O pesquisador tem experiência na área de Imunologia Parasitária, com ênfase na caracterização, através de análises moleculares e funcionais, de proteínas de carrapatos e desenvolvimento de vacina contra o carrapato bovino. Dedica-se principalmente à Identificação e caracterização de proteínas de carrapatos que tenham potencial como imunógenos vacinais.

Tradicionalmente, os agraciados têm seus trabalhos destacados em um concorrido evento que acontece todos os anos no auditório da Farsul, na Expointer. Este ano, em função da pandemia da Covid-19, a solenidade de premiação será realizada de forma on-line,  no dia 30 de setembro, com horário a ser informado. Veja abaixo a lista completa com os agraciados com o Prémio "O Futuro da Terra", em 2020.

 

Prêmio"O Futuro da Terra"/ 2020

 

Categoria Especial

Egon Klamt - UFRGS

 

Categoria Inovação e Tecnologias Rurais

Itabajara da Silva Vaz Jr. - UFRGS

Márcia Rogrigues Capellari - IMED HUB - Cluster do AgroTech

Marcos Botton - Embrapa Uva e Vinho

 

Categoria Cadeias produtivas e Alternativas Agrícolas

Aroni Sattler - UFRGS

Moacir Cardoso Elias - UFPel

 

Categoria Preservação Ambiental

Luis Antonio Ávila - UFPel

Nelson Antônio Baldasso - Emater/Ascar

 

Categoria Startup do Agronegócio.

Silo Verde do empreendedor - Manolo Machado

Aegro do empreendedor - Pedro Martins Dusso

 
Topo