cancel

 

O Dia Mundial do Mosquito é comemorado anualmente em 20 de agosto. Mas você pode estar se perguntando por que temos um Dia Mundial do Mosquito, quando esses animais são responsáveis ​​pela transmissão de inúmeras doenças… Bem, é disso que se trata este dia: conscientização! Para que mais pessoas estejam seguras e protegidas. A data também é importante para reconhecer que todos os animais, sem excessão (incluisive os insetos) desempenham um papel importante no círculo da vida, sejam eles inofensivos ou não.

20 de agosto marca uma importante descoberta do médico britânico Ronald Ross, que foi o primeiro a perceber que o parasita causador da malária, o Plasmodium spp, poderia ser transmitido de um humano para outro por meio da picada de fêmeas de mosquitos. O médico teve esse insight quando descobriu o parasita da malária no trato gastrointestinal de um mosquito, em 1897. 

 

Em homenagem a essa grande descoberta, que marcou e lançou as bases para  métodos eficientes de combate à doença, Ronald Ross recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1902. Esta descoberta foi fundamental para os cientistas entenderem melhor o papel destes insetos na transmissão de diversas doenças causadas por parasitas, - como dengue, malária, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras -, e que acometem milhares de pessoas no mundo todo, podendo levar, inclusive, à morte. 

O Dia Mundial do Mosquito, celebrado em 20 de agosto, tem o objetivo de conscientizar a população sobre doenças causadas por mosquitos e educar sobre hábitos para evitar a reprodução dos mosquitos em suas casas. E o INCT em Entomologia Molecular, rede de pesquisa que tem entre os seus objetivos principais ampliar o conhecimento entomológico fundamental, com ênfase no estudo de vetores de doenças e desenvolvimento de novas metodologias para a vigilância e o controle de vetores, colabora para a divulgação da data, que marca a prevenção às doenças transmitidas por mosquitos no mundo todo.

 

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Mosquito:

 

https://en.wikipedia.org/wiki/World_Mosquito_Day

https://www.daysoftheyear.com/days/world-mosquito-day/
 
https://www.lshtm.ac.uk/newsevents/events/world-mosquito-day-2020-malaria-centre-spotlight-onanopheles-stephensi-future
 
http://cienciaviva.org.br/index.php/evento/dia-mundial-do-mosquito/

 

 

 

Topo