cancel

O Instituto Nacional em Entomologia Molecular (INCT-EM) acaba de lançar seu canal no Youtube com uma roda de conversa virtual, que reuniu três pesquisadores especialistas em entomologia molecular para falar sobre os benefícios e riscos do uso de mosquitos transgênicos no combate à doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. O vídeo pode ser acessado no site: https://www.youtube.com/watch?v=d6rRDM0WMfQ

Participam do programa as pesquisadoras Helena Araújo, professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Valle, do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus da Fiocruz, e Pedro Lagerblad, coordenador do INCT em Entomologia Molecular, professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - os três integrantes do INCT em Entomologia Molecular, que reúne dezenas de grupos de pesquisa que estudam biologia básica de insetos em todo o Brasil.

O objetivo do vídeo é promover uma aproximação entre cientistas, alunos da graduação e pessoas interessadas no tema da pesquisa científica sobre mosquitos. Outro objetivo é divulgar a produção científica e contribuir com produção audiovisual de qualidade sobre mosquitos transgênicos, um tema muito buscado no Youtube, e com larga oferta de vídeos que disseminam informações falsas e teorias da conspiração.

Durante a roda de conversa, os pesquisadores abordam um pouco do que vem sendo pesquisado sobre mosquitos transgênicos nas universidades brasileiras e os riscos e benefícios dessa técnica como forma de controle do mosquito e de combate a doenças como dengue, chikungunya e zika. Os participantes também comentam o debate recente, na academia, a respeito do polêmico artigo publicado pelo pesquisador Jeffrey Powell na revista Scientific Reports, da Nature, que foi repudiado por pesquisadoras e pesquisadores brasileiros que co-assinam o trabalho.

 

Topo