10 anos masuda10 anos masudaO Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ) acaba de comemorar 25 anos de inauguração, e celebra também o aniversário de 10 anos do Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Massuda, que realiza projetos na área de metabolismo de artrópodes vetores de doenças, interação parasito-vetor, imunidade em insetos vetores, bioquímica e biologia molecular de parasitos, fisiologia de artrópodes, desenvolvimento embrionário e metabolismo - na cidade de Macaé, na Região Norte Fluminense. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM) é parte desta história, e foi um dos apoiadores financeiros que viabilizaram a reforma do espaço e a compra de equipamentos para as pesquisas.

O evento de celebração dos 10 anos do laboratório aconteceu no dia 31 de maio, na cidade de Macaé, e reuniu dezenas de pessoas. O Professor Doutor José Roberto da Silva abriu o evento agradecendo a presença do público e saudando os palestrantes, figuras essenciais para a criação e consolidação do Laboratório Integrado de Bioquímica: Hatisaburo Massuda, Pedro Lagerblad de Oliveira, professor da UFRJ e coordenador do Instituto Nacional de Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM) e Fernando Genta, da Fiocruz. Após apresentar um breve histórico no qual discorreu sobre a origem e o desenvolvimento das atividades realizadas pelo LIBHM, o docente destacou as pesquisas e ações de extensão realizadas, as conquistas obtidas ao longo dos anos e os desafios a serem superados.

LIB2LIB2Em seguida, Hatisaburo Masuda (Instituto de Bioquímica Médica  - IbqM/UFRJ),  pesquisador que dá nome ao Laboratório,  agradeceu a homenagem e parabenizou o Instituto pelos seus 25 anos e o laboratório, pelos seus dez anos. Masuda expôs suas preocupações em relação ao cenário educacional e acadêmico atuais, ressaltando a dificuldade em recrutar alunos e futuros pesquisadores para programas de pós-graduação, criticando o caráter efêmero das relações sociais e a superficialidade da vida contemporânea. O pesquisador elogiou os avanços alcançados pelo Laboratório Integrado de Bioquímica e sugeriu novos objetivos a serem atingidos, como, por exemplo, a ampliação e o aprofundamento das atividades desenvolvidas, especialmente no que tange ao treinamento dos profissionais que atuam na educação de nível fundamental e médio e à implementação de ações extensionistas que visem à elevação da qualidade do ensino no país.

A celebração teve continuidade com a apresentação de Pedro Lagerblad de Oliveira, professor doutor do  IBqM/UFRJ e Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Entomologia Molecular (INCT-EM), que resgatou o histórico da parceria entre o INCT-EM e o Laboratório Integrado de Bioquímica Hatisaburo Massuda. Oliveira destacou o senso de coletividade da instituição, as causas comuns  e as conquistas compartilhadas pelo corpo social na última década. LIB3LIB3O pesquisador, embora reconheça as dificuldades em fazer ciência no país, enalteceu o trabalho desenvolvido conjuntamente pelos pesquisadores do Laboratório e as vitórias divididas pelo NUPEM/UFRJ que inspiram e contagiam pesquisadores do Brasil e do mundo. “A história deste caminho percorrido pelo Laboratório e pelo NUPEM/UFRJ não é linear: é um caminho com vitórias, derrotas, sofrimentos, conquistas, problemas, idas e vindas, como toda obra humana é. São dez anos de uma história muito bonita. Tem que comemorar e não se deixar vencer pelo medo e pela insegurança. Tem que sonhar e fazer planos! Isso é o que falta para o nosso país hoje”, afirmou Pedro Lagerblad.

Por fim, Fernando Ariel Genta – pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do Curso de Biologia de Artrópodes Vetores (CBAV) – fechou o evento de celebração dos dez anos do LIBHM enfatizando a importância de se realizar ciência no interior para desenvolver a sociedade e para criar centros de excelência no país. LIB4LIB4 Genta resgatou a parceira do Laboratório e do NUPEM/UFRJ com a Fiocruz, essencial para a realização do CBAV, apresentando os resultados obtidos, no país e no mundo, na área de artrópodes vetores: “Uma das tônicas do CBAV é criar pontes para que tenhamos políticas públicas de saúde baseadas em conhecimento científico. E eu gostaria de reconhecer o trabalho e agradecer o NUPEM/UFRJ por isso.  É muito bonito ver os frutos deste solo fértil de  Macaé sendo compartilhados com  a sociedade brasileira como um todo".

25 anos do NUPEM

Também durante a grande celebração pelos 25 anos do NUPEM, foi lançado o livro  “NUPEM: Protagonista da Interiorização da UFRJ”, disponível gratuitamente (clique aqui para fazer download da versão digital). O livro, coordenado pelos professores Francisco de Assis Esteves e Maria Fernanda Quintela, é composto por 14 capítulos escritos por docentes e ex-alunos do Instituto NUPEM e da UFRJ, e resgata, ao longo de suas quase 300 páginas, a trajetória de luta e a história da criação do Instituto e da interiorização da UFRJ, consolidando a  integração entre ensino, pesquisa, extensão e inserção social de qualidade no interior do Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre a cerimônia de celebração do NUPEM, clique aqui e acesse a reportagem completa.

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do NUPEM, com edição)