cancel

pint of sciencepint of sciencePesquisadores do INCT de Entomologia molecular vão participar do Pint of Science 2019, um evento que acontece em todo o mundo e promove o encontro dos cientistas com o público, para falar de ciência de uma forma simples e acessível em ambientes informais - como bares. A mesa redonda ¨O mundo sem mosquitos¨ vai acontecer no dia 22 de maio, no bar "Mestre Cervejeiro" (Rua Senador Vergueiro, 2 - Loja A - Flamengo) e  pretende discutir novas técnicas para o controle de mosquitos e outros vetores de patógenos, com a participação das especialistas Dra. Denise Valle (Fiocruz, mobilização popular, jogos e controle físico de criadouros larvais), Dra. Rafaela Bruno (Fiocruz, comportamento de mosquitos), Dra. Caroline Moraes (Fiocruz, RNAi de interferência) e Dra. Gabriela Azambuja (Fiocruz, mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia) e Dr. Fernando Genta (Fiocruz, iscas açucaradas). 

O Pint of Science acontecerá em 85 municípios do Brasil, e durante três dias consecutivos (20, 21 e 22 de maio), cinco bares em diferentes bairros do Rio de Janeiro e um bar em Nilópolis irão receber diversos cientistas para conversar com o público sobre os mais inusitados temas.

Com um total de 23 temas divididos entre os seis bares, teremos apresentações sobre a relação entre ciência e arte no bar Teto Solar, em Botafogo; no bar Empório Colonial, no centro do Rio, está programado para ocorrer uma conversa sobre as pesquisas em Marte e sua possível colonização; um bate-papo no bar Mestre Cervejeiro, no Flamengo, tenta responder a grande pergunta “Estamos sozinhos no Universo?”; já no bar Fábrica Nômade, em Freguesia (Jacarepaguá), a conversa fica na Terra e traz as dúvidas e curiosidades sobre os diferentes usos medicinais da Cannabis e sua legalização; o Maracanã ficou com a difícil missão de falar sobre o resgate dos acervos do Museu Nacional e a ciência pós-desastre no Dubom Chopperia Carioca. Em Nilópolis, o festival vai acontecer no bar Garage, Rock & Beer, no bairro de Olinda, com conversas sobre os matemáticos desconhecidos pela população; a fiscalização das leis ambientais; divulgação científica em museus e muito mais!

Esses são somente alguns temas no Rio de Janeiro. A programação completa do Rio pode ser encontrada no site PintOfScience.com.br/events/RioDeJaneiro ou nas redes sociais do site A Ciência Explica, apoiadora do Pint of Science no Rio de Janeiro, junto com o Podcast Serendip, Podcast Microbiando e SBPC - RJ.

 

Topo