capes 640x340capes 640x340A rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - os INCTs - soma em torno de 100 institutos semelhantes ao INCT em Entomologia Molecular, nas diversas áreas de conhecimento, os quais tiveram suas cotas de bolsas Capes suspensas por conta do contingenciamento de recursos do Ministério da Educação, que classificou como "ociosas" as bolsas que não estavam ocupadas naquele momento. No nosso caso, havíamos acabado de receber candidaturas para preenchimento de bolsa de pós-doutoramento, foi feita a seleção e não foi possivel indicar o candidato.

Situações como essa se repetem de norte a sul no país nos INCTs, assim com nos programas de pós-graduação. O INCT de Entomologia Molecular se soma aqui a todos que protestam contra essa medida. Mesmo que ela seja revista e consigamos novamente indicar os bolsistas selecionados, assinalamos aqui que um prejuízo imensurável já foi causado na forma de quebra de confiança e desestímulo aos jovens doutores e pós-graduandos.