curso nupemcurso nupemO curso introdutório sobre vetores de arboviroses e malária, voltado para agentes de combate a endemias do município de Macaé, Rio de Janeiro, integra um dos objetivos específicos do projeto de mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz. O referido projeto intitula-se “Diagnóstico situacional entomoepidemiológico e abordagens operacionais e educacionais para a vigilância da febre amarela silvestre e malária no município de Macaé, Rio de Janeiro. Este projeto é desenvolvido pela discente e agente de endemias de Macaé, Claulimara Moreira, sob orientação da Dra. Nildimar Honório, pesquisadora do Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários e coordenadora do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores – Nosmove/Fiocruz em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses. O curso teve início no dia 26 de março e contou com a presença dos organizadores e colaboradores do projeto como a Dra. Nildimar Honório (IOC/Fiocruz), Dra. Malinda Henry (NUPEM/UFRJ), Dr. Daniel C. P. Câmara (Nosmove/Fiocruz), Marcelino Rocha (CCZ/ Macaé) e do Dr. Rodrigo Nunes que é diretor do NUPEM na abertura solene dando boas-vindas aos agentes presentes.

(Redação: Claulimara Moreira - e matéria original no site do NUPEM: https://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades/977-curso-introdutorio-sobre-os-vetores-de-arboviroses-e-malaria-e-realizado-com-sucesso-no-instituto-nupem-ufrj)

O curso teve como objetivos apresentar de forma teórico-prática as principais espécies de mosquitos vetores de arboviroses e malária, os métodos de coleta para suas formas imaturas e captura de mosquitos adultos. Além disso, o curso propiciou a troca de experiências entre gestores, agentes de combate a endemias (ACEs), profissionais da educação e da pesquisa. O evento foi oferecido para todos os agentes de combate a endemias que demonstraram interesse pelo tema proposto, tendo aulas ministradas pelos pesquisadores e técnicos com expertise sobre o assunto e que são colaboradores do projeto. Durante as aulas práticas, os ACEs tiveram a oportunidade de conhecer os vetores, os principais métodos e armadilhas utilizados na área de entomologia para a coleta de mosquitos vetores de arboviroses e malária e incorporar conceitos e/ou técnicas para sua rotina de trabalho. A próxima etapa é construir coletivamente um Procedimento Operacional Entomológico - POE, incluindo os passos metodológicos de coleta e captura das principais espécies vetoras de dengue, chikungunya, Zika, febre amarela e malária no município de Macaé, Rio de Janeiro.

Na avaliação final, a fala de cada agente dando sugestões ou agradecendo foram marcantes e emocionantes para todos os envolvidos do projeto, sendo compartilhado e encarado com muita alegria esse momento também entre os professores do curso, a Dra. Izabel Reis, Dr. Daniel C. P Câmara, Dra. Tânia Santiago (Nosmove/Fiocruz), Dr. Paulo Bruno (ENSP/Fiocruz), Gláucio Rocha (Nosmove/Fiocruz) e Célio Pinel (Nosmove/Fiocruz) e inclusive a represente da Educação em Saúde do CCZ, Rosinei Batista. Além disso, ficou evidente que devemos sempre ampliar as discussões com esses profissionais da saúde, tendo em vista que são muitos os desafios em sua rotina de trabalho. Enfim, não se trata apenas de uma capacitação para os agentes, mas sim, a afirmação de que eles são a classe de trabalhadores que merecem o reconhecimento pelo trabalho desempenhado a favor do SUS.

“Sou muito grata em poder fazer parte deste processo, acima de tudo sou agente de combate de endemias e saber que estou de alguma maneira impactando positivamente nossa realidade atual faz-me ver que o projeto está no caminho certo”. Claulimara Lopes Moreira-Mestranda em Vigilância em Controle de Vetores- IOC/ Fiocruz e ACE- CCZ/Macaé