carrapato ovoscarrapato ovosAs inscrições estão abertas para o primeiro módulo do curso Advances in Tick-host Interaction: From Research to Control, que vai acontecer no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24 de maio, e em Porto Alegre entre 27 a 31 de maio, clique aqui para acessar o formulário. O objetivo é promover um fórum para discutir a fisiologia, biologia celular e molecular de carrapatos e compartilhar ideias, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de novos métodos de controle de carrapatos. Os participantes também discutirão como o uso de análises genômicas e proteômicas afetaram a pesquisa de vacinas de carrapatos, permitindo discussões e facilitando novas parcerias interdisciplinares.

Os seminários e discussões serão todos em inglês, e serão selecionados 50 participantes para cada uma das cidades. Do total de inscritos, será selecionado um grupo menor, de 6 a 10 alunos, com foco em estudantes de pós-graduação, que contará com uma atividade mais intensa, incluindo discussões sobre seus projetos de tese e resultados em andamento. No Rio de Janeiro, o curso será realizado no Instituto de Bioquímica Médica (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sob a coordenação do Prof. Pedro Oliveira, e em Porto Alegre, no Centro de Biotecnologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sob a coordenação do Prof. Itabajara Vaz Junior.

O curso Advances in Tick-host Interaction: From Research to Control conta com apoio do programa “Escola de Altos Estudos” da CAPES, e seu primeiro módulo contará com a participação dos seguintes apresentadores: Dr. Ben J Mans, do Agricultural Research Council, Onderstepoort Veterinary Institute, na Africa do Sul,  Dr. Jinlin Zhou, da Chinese Academy of Agricultural Sciences, China,  Dr. José Marcos Ribeiro, Vector Biology Section, NIAID/DIR, dos Estados Unidos, e as professoras Dra. Aparecida Tanaka e Dra. Andréa Fogaca, da Universidade de São Paulo.

O segundo módulo do curso acontecerá em setembro.