Uma posição de doutorado está aberta na equipe do pesquisador Dominique Ferrandon, na Universidade de Estrasburgo, na França. A equipe, localizada no Instituto de Biologia Molecular e Celular, faz parte da Unidade de Modelos de Imunidade Inata de Insetos do CNRS e está na vanguarda do estudo das defesas do hospedeiro contra infecções parasitárias, bacterianas, fúngicas e virais em moscas e mosquitos. A posição de doutorado é de três anos e é financiada pela agência francesa ANR. Acesse aqui a chamada oficial para a vaga.

Para a vaga de doutorado a equipe está em busca de um aluno altamente motivado, capaz de trabalhar de forma autônoma, interpretar dados com rigor e comunicar de forma eficaz. O domínio da língua inglesa e uma formação básica em biologia molecular, biologia do desenvolvimento ou imunologia, além da experiência com Drosophila são imprescindíveis para aplicar a vaga.

A equipe do pesquisador Dominique Ferrandon tem sido pioneira no estudo de infecções bacterianas intestinais usando o organismo modelo genético Drosophila melanogaster e na investigação das interações patógeno-hospedeiro usando Serratia marcescens e Pseudomonas aeruginosa. Descobriu um mecanismo original evolutivamente conservado pelo qual, em resposta a uma toxina de S. marcescens, os enterócitos hospedeiros expelem seu citoplasma apical, que contém organelas danificadas e provavelmente também bactérias invasoras, resultando em um epitélio intestinal fino, dentro de três horas após a ingestão do patógeno, a purga citoplasmática dos enterócitos. O epitélio posteriormente recupera sua forma original em menos de um dia. O processo envolve mecanismos que ocorrem não apenas no nível dos enterócitos, mas também em todo o organismo. A posição de doutorado está aberta para estudar os mecanismos envolvidos neste processo, com base em extensos dados preliminares. Este projeto de biologia e fisiologia celular envolve a utilização de ferramentas genéticas disponíveis neste modelo e de técnicas de microscopia. O início do projeto de pesquisa se dará ainda este ano (2023).

Os candidatos interessados ​​​​devem enviar um email para o Dr. Dominique Ferrandon ( D.Ferrandon@unistra.fr)  contendo CV, carta de motivação e nome e contato duas referências profissionais.