O Instituto de Biologia Molecular e Biotecnologia da Fundação para Pesquisa e Tecnologia-Hellas (IMBB-BR/FORTH), com sede na cidade de Creta, na Grécia, está com uma vaga aberta para um cargo permanente para pesquisadores que trabalhem em Biologia Vetorial, Biotecnologia de Insetos ou Parasitologia. Acesse a chamada oficial para a vaga: https://www.imbb.forth.gr/jobs/29092022_VECTORS_EN.pdf

Os candidatos a este cargo devem possuir o grau de Doutor, e ter concluído os estudos de pós-graduação relevantes para a matéria deste Edital. Há uma vaga disponível para investigador principal (nível B) ou pesquisador associado (nível C) na área de "Biologia de Vetores de Doenças, incluindo as áreas de Doenças Transmitidas por Insetos, Biologia Molecular e Biotecnologia, Parasitologia"

Para concorrer ao nível B (Investigador Principal), o pesquisador deve ter capacidade documentada para organizar e gerir programas de investigação e desenvolvimento tecnológico, coordenar e dirigir a investigação e desenvolvimento tecnológico nos projetos individuais do programa de investigação e desenvolvimento tecnológico, procurar e atrair recursos de fontes externas para financiar as atividades do instituto ou centro e promover ideias inovadoras em ciência e tecnologia. Também é necessário ter publicações originais em revistas científicas e técnicas de impacto internacional ou ser titular de patentes internacionais e ter contribuído para o avanço da ciência e tecnologia e suas aplicações e ter sido reconhecido por outros pesquisadores por sua contribuição ao avanço da ciência e da tecnologia.

Para concorrer ao nível C (Pesquisador Associado), o pesquisador deve ter três anos de experiência na realização de trabalhos de investigação, capacidade para conceber e implementar projetos de IDT, para procurar e atrair recursos financeiros de fontes externas para o financiamento do instituto ou centro de investigação.

Interessante observar que para concorrer à vaga é necessário ser um cidadão grego ou um cidadão de um Estado-Membro da União Européia (UE). Para os cidadãos dos Estados-Membros da UE é necessário um conhecimento adequado da língua grega, conforme demonstrado por um Certificado de Conhecimento em Grego de um Centro de Línguas reconhecido ou por um certificado equivalente emitido pela Escola de Língua Grega Moderna da Universidade Aristóteles de Salónica, concedido a pedido do candidato.

O prazo de inscrição vai até 14 de novembro de 2022. Para se inscrever é necessário preencher um formulário e enviar todos os documentos solicitados no edital  através do sistema APELLA no seguinte endereço: https://apella.minedu.gov.gr