Uma série de webinars sobre Biocontrole Genético organizado pelo GeneConvene Global Collaborative, irá acontecer todas as quartas-feiras do mês de fevereiro, das 13h às 14:30, horario de Brasília, (Washingtron DC 11H-12H30).Esta série de seminários tem como objetivo fazer um levantamento das abordagens genéticas para o controle de insetos, além do impulso genético. Cada seminário terá 45-50 minutos de duração, seguido de perguntas e respostas. A inscrição é gratuita e aberto a todos.

Em meados do século 20, várias ideias surgiram sobre como a genética e os princípios genéticos poderiam ser aplicados diretamente a antigos problemas de controle de insetos que ameaçam a segurança alimentar e a saúde pública.

Esta série de webinars irá explorar o estado da arte atual do que foi denominado controle genético, manejo genético de pragas e biocontrole genético. Abrangerá o uso de esterilidade, letalidade dominante condicional e incompatibilidade citoplasmática induzida por Wolbachia. O impulso genético, outro tipo de biocontrole genético, não será abordado nesta série; mas recentemente foi o foco de uma série de webinars dedicada ao tópico. Esta série de webinars é um fórum científico onde se ouvirá e aprenderá sobre as pesquisas mais recentes nesta área da genética aplicada através do ponto de vista daqueles que conduzem a pesquisa.

No dia 10 de fevereiro está programado o Webinário do pesquisador associado ao INCT-EM, Luciano Moreira (Fiocruz | World Mosquito Program). O tema será o uso da wolbachia para controlar arboviroses.

Cada webinar será gravado e postado imediatamente no Instituto Virtual GeneConvene, e as perguntas serão respondidas por 48 horas após a apresentação inicial. As respostas do palestrante serão anexadas à apresentação original.

Inscreva-se para assistir: http://www.fnih.org/geneconvenegeneticbiocontrol

PROGRAMAÇÃO

GENETIC BIOCONTROL Webinars - das 13h às 14:30, horario de Brasília, (Washingtron DC 11H-12H30).

Feb. 3 Self-Limiting Insects for Accessible and Sustainable Biological Pest Management.

Drs. Kevin Gorman and Nathan Rose Oxitec, Ltd.)

Feb. 10 Using Wolbachia to control arboviruses.

Dr. Luciano Moreira Fundação Oswaldo Cruz and World Mosquito Program

Feb. 17 Development of the SIT package against Aedes mosquitoes: progress and challenges.

Drs. Jeremy Bouyer and Kostas Bourtzis, Joint FAO/IAEA Programme Nuclear Techniques in Food and Agriculture

Feb. 24 Wolbachia bacteria as a ‘pesticide’ against mosquito populations
  Dr. Stephen Dobson, University of Kentucky and MosquitoMate, Inc.