Duas posições de pós-doutorado, na área de simbiose de insetos, estão abertas no grupo da Dra. Eva Nováková, do Departamento de Parasitologia da Faculdade de Ciências, da University of South Bohemia, na República Tcheca. O início está previsto pra acontecer  entre janeiro e junho de 2021. As posições são financiadas por um período de 2 anos, com possível prorrogação por até 5 anos.  A data limite para as inscrições é 10 de dezembro de 2020. Leia aqui a chamada oficial para a vaga.

Os candidatos selecionados estarão envolvidos no projeto “Vectors, symbionts and pathogens: a complex story of Triatominae microbiomes”. Os principais objetivos do projeto são explorar os determinantes ambientais do microbioma, sua transmissão, alterações estruturais e ontogenéticas, interação metabólica e imunológica com células hospedeiras e, finalmente, sua interação com patógenos.

Do ponto de vista metodológico, o projeto conta com manipulação experimental das colônias de laboratório e extensa amostragem de campo de espécies nativas dos Estados Unidos. Ele emprega ferramentas avançadas para metagenômica, metatranscriptômica e métodos de visualização de ponta (FISH e microscopia confocal a laser, EM).

O candidato deve possuir PhD em biologia evolutiva, microbiologia, parasitologia, entomologia, genômica, bioinformática ou área relevante relacionada. Proficiência sólida com técnicas moleculares padrão e manipulação de grandes conjuntos de dados é imprescindível para obtenção à vaga. Há preferência por candidatos com experiência em microscopia avançada (SEM, TEM, LCSM), análises de microbioma, transcriptômica e / ou montagem do genoma são preferidos. Experiência anterior com colônias de insetos e amostragem de campo pdoem ser uma vantagem para obtenção da vaga.

Para saber mais sobre o grupo da Dra. Eva Nováková, acesse:  https://www.prf.jcu.cz/en/kpa/teams/groups/eva-novakova/people.html.

Para se inscrever à vaga, entre em contato com a Dra. Eva Novakova, através do email novake01@prf.jcu.cz.