O Instituto Serrapilheira abriu a sua 4ª chamada pública de apoio à ciência. O prazo para submisão de projetos vai de 16 de novembro a 16 de dezembro. O Serrapilheira vai financiar projetos que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, matemática e ciência da computação.

No entendimento do Serrapilheira, as ciências naturais são todas as ciências que indagam a natureza, tentando compreendê-la em seus aspectos mais gerais e essenciais. As ciências naturais incluem, prioritariamente, as ciências da vida, física, geociências e a química.

Serão selecionados até 12 cientistas que receberão grants que vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil, por um periodo de três anos. Nesta 4ª edição o valor do grant passou a ser variável e levará em consideração as necessidades de cada projeto - por exemplo, se são mais ou menos experimentais.

O objetivo desta chamada é apoiar o desenvolvimento da carreira de jovens cientistas que, em busca da construção ou consolidação de suas agendas de pesquisa de excelência, proponham grandes perguntas em suas áreas de atuação. Grandes perguntas são aquelas que questionam o conhecimento científico atual, abrem novas perspectivas de avanço ou aprofundam o conhecimento de uma área científica. Projetos dessa natureza dizem respeito a perguntas “o quê”, “quando”, “por quê” e “como”, e não a perguntas utilitárias (“para que serve”).

Quem pode se inscrever?

A Chamada do Serrapilheira é destinada a jovens cientistas em atuação no país, sejam brasileiros ou estrangeiros.

Os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018, sendo que essa condição será ajustada em até dois anos para mulheres com filhos. Assim, mulheres com um único filho deverão ter obtido o doutoramento entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2018, e mulheres com dois ou mais filhos, entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2018.

Os candidatos devem realizar pesquisa científica e ter um cargo permanente – como professores ou pesquisadores – em universidade, instituto ou entidade sediada no Brasil, pública ou privada. Podem se candidatar sócios de empresas/startups de base tecnológica e servidores públicos em cargos técnicos, desde que efetivamente realizem pesquisa na instituição-sede.

Pós-graduandos, pós-doutorandos, professores substitutos, pesquisadores colaboradores, pesquisadores visitantes e pesquisadores voluntários não são elegíveis para participar desta Chamada de apoio à Ciência.

Os candidatos devem ser autores principais de pelo menos dois artigos científicos de impacto publicados. Por “impacto” o Serrapilheira entende o efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo. Assim, o candidato precisa justificar por que considera de impacto seus artigos com base no conteúdo e contribuição intelectual dos textos.

Os projetos devem ser conduzidos no país, embora se admita que parte da atividade seja desenvolvida no exterior, como o trabalho de campo ou trabalhos colaborativos de pesquisa.

Necessidade de Inglês fluente

Como a seleção das propostas será conduzida por cientistas que atuam em instituições internacionais, todos os campos dos formulários de cadastro e de inscrição devem ser devidamente preenchidos em inglês. Os projetos também devem ser escritos em inglês.

Para saber mais sobre a 4ª chamada pública de apoio à ciência acesse o link: https://serrapilheira.org/chamada/chamada-publica-n-4-2020-ciencia/