A pandemia de COVID-19 trouxe enormes desafios para a saúde, cientistas e mundo acadêmico. O isolamento social e a impossibilidade de atividades presenciais geraram o surgimento de muitas iniciativas educacionais e científicas. As atividades remotas deram informação e trouxeram companhia e carinho às pessoas o que permitiu a integração de estudantes e profissionais de diversas partes do mundo.

Para refletir sobre esta nova maneira de transmitir conhecimentos em parasitologia, os pesquisadores Fernando Ariel Genta (Fiocruz-RJ), Martin Miguel Edreira (Universidad de Buenos Aires), Marcel Ivan Ramirez (Fiocruz- PR) publicaram um artigo de opinião na Revista de Patologia Tropical/Journal of Tropical Pathology. O artigo "Remote conferences in parasitology and entomology during the pandemic: eliminate or maintain in a post-pandemic world? That is the dilemma!" disserta sobre o dilema dos pesquisadores pós-pandemia de eliminar ou manter as conferencias remotas.

Neste artigo os autores mostram a experiência de três iniciativas na América do Sul de divulgação científica em doenças infecciosas e discute o alcance de uma prática permanente de acesso e integração na ciência por meio da comunicação remota, que pode trazer grandes benefícios em sociedades desiguais.

1. “Desde el living”

A ideia da série de seminário remotos " Desde el linving" era trazer pessoas novas e velhos amigos para conhecer o trabalho de cientistas do mundo todo em um ambiente descontraído e informal durante o lockdown. Para isso, uma ampla gama de tópicos de parasitologia foi abordada em palestras proferidas por pós-doutorandos, jovens pesquisadores e pesquisadores já estabelecidos. Os webinários foram organizados pelo Dr. Martin Edreira, da Universidad de Buenos Aires.

2. Seminários internacionais em doenças crônicas e infecciosas

Oa Seminários internacionals sobre doenças crônicas e infecciosas foram coordenados por Marcel I. Ramirez e organizados através de um programa de doutorado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com a adesão de várias instituições brasileiras, que permitiram a integração de alunos de outros países da América Latina. Com  reuniões online de 90-120 minutos, mais longas do que as habituais, além do conteúdo científico em torno de 60 minutos, era reservado um tempo para desconstruir o pesquisador, humanizando sua participação. Questões sobre hobbies, trajetória de vida e posicionamentos em relação à imigração e políticas de saúde permitiram constatar a amplitude de conhecimento e experiência dos conferencistas selecionados.

Para acessar os seminários: https://www.youtube.com/channel/UCA- eOY6ZdlDMVzgpZDvBI_g

3. "Arthropodium"

Os professores Pedro Lagerblad Oliveira (UFRJ), Carlos Logullo (UFRJ), Itabajara da Silva Vaz Jr (UFRGS) e Fernando Ariel Genta (Fiocruz) coordenaram a série de seminários "Arthropodium". Seu principal objetivo era reunir os pesquisadores e os alunos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Entomologia Molecular (INCT-EM) com colaboradores do exterior. Os seminários consistiram numa apresentação do orador convidado, centrada no estado da arte na sua especialidade, seguidas de perguntas e debate com a audiência.

Para acessar os seminários: https://www. youtube.com/c/INCTemEntomologiaMolecularINCTEM

Referência:

GENTA, F. A.; EDREIRA, M. M.; RAMIREZ, M. I. Remote conferences in parasitology and entomology during the pandemic: eliminate or maintain in a post-pandemic world? That is the dilemma!. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 51, n. 4, p. 285–290, 2023. DOI: 10.5216/rpt.v51i4.72846. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/72846.