Patógenos humanos que são transmitidos por artrópodes são uma preocupação global, particularmente aqueles transmitidos por carrapatos. Metade da população mundial vive hoje em risco de contrair doenças causadas por patógenos transmitidos por vetores, apenas algumas vacinas estão atualmente licenciadas para prevenir essas doenças. Além disso, o controle populacional de vetores é um desafio. A microbiota de vetores apresenta-se como uma alternativa para o controle de patógenos transmitidos por vetores, pois estudos recentes têm demonstrado que a microbiota desempenha um papel essencial para a fisiologia do vetor e para o estabelecimento do patógeno.

No dia 17 de outubro de 2022 foi realizado o webinário "Tick Microbiome: Methods of Study, Role in Tick-Pathogen Interactions and Applications for Tick-Borne Pathogen Control", em que coordenadores de pesquisas nesses tópicos discutiram métodos atuais em análise de microbiomas, interações carrapato-patógeno-microbioma e vacinas anti-microbiota, com o objetivo de discutir a microbiota bacteriana como alvo para o desenvolvimento de estratégias para bloquear a transmissão de patógenos.

O webinário organizado pela revista "Pathogens" e MDPI teve como chair o Dr. Alejandro Cabezas-Cruz do Institut National de la Recherche Agronomique (INRAE/ França) e contou com a participação do Dr. Dasiel Obregón da University of Guelph (Canadá) e da Profª Andréa Cristina Fogaça, da Universidade de São Paulo (USP/ Brasil) como palestrantes convidados.

Dr. Dasiel ObregonUniversity of Guelph (Canadá)

Titulo da palestra: "Current Methods in the Study of the Tick Microbiome"

Dra. Andréa Cristina Fogaça - Universidade de São Paulo (Brasil)

Titulo da palestra: "Role of Tick Microbiome in Tick-Pathogen Interactions"

Dr. Alejandro Cabezas-CruzInstitut National de la Recherche Agronomique (França)

Titulo da palestra: "Exploiting the Tick Microbiome for Developing Novel Transmission-Blocking Vaccines"

A gravação do webinário está disponível na área de login da Plataforma Sciforum, e pode ser encontrada aqui: https://patógenos-10.sciforum.net/#webinar_content

Se você não tem uma conta Sciforum, você sempre pode criar uma aqui: https://sciforum.net/register.