cancel

 
O III Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia reuniu 105 INCT's em Brasília, de 19 a 21 de novembro, para avaliação de resultados. O INCT de Entomologia Molecular (INCT-EM) esteve presente no evento apresentando suas conquistas e perspectivas na pesquisa com a biologia básca de insetos no País. 
 
A avaliação dos projetos é de responsabilidade do CNPq e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). No evento, os INCT's foram divididos em 11 áreas temáticas e o INCT-EM participou da de sessão de agronegócio.
 
Criado para promover no Brasil a pesquisa científica de qualidade em entomologia e usar esse conhecimento em educação e divulgação científica, o INCT-EM integra 39 laboratórios brasileiros, envolvendo mais de 90 pesquisadores. "Destes, 23 são pesquisadores novos que se somaram ao grupo na 2a edição do edital dos INCT's " - ressaltou Pedro Lagerblad, coordenador do INCT-EM.
 
Na sabatina dos INCT's, Lagerblad apresentou o INCT de Entomologia Molecular em números - artigos científicos publicados, número de patentes, formação de mestres, doutores e pós-docs, índices bibliométricos - demonstrando o impacto do Instituto na formação de recursos humanos e contribuição para a pesquisa científica de entomologia em âmbito nacional e internacional.
 
Nas ações de educação & divulgação científica, o coordenador do INCT-EM citou, entre outras atividades, a organização do"Arthromint",  evento sobre artrópodes e helmintos que possuiu uma metodologia de apresentação de trabalhos científicos que favorece a interação entre estudantes e pesquisadores. 
 
Destaque também foi dado  para o curso de Biologia de Artrópodes  de Vetores (CBAV), que está em sua 9a edição, e inspirou a criação de um mestrado profissional  no Instituto Oswaldo Cruz  intitulado "Pós-Graduação em Vigilância e Controle de Vetores". 
 
A participação de pesquisadores do INCT-EM em colaborações internacionais para controle de arboviroses e soluções de endemias globais de zika, dengue e  Chikungunya, como o "Word Mosquito Program"  também foram apresentadas como grandes contribuições da rede de pesquisa de Entomologia Molecular. 
 
Topo