cancel

nonamenonameInscrições abertas para a segunda edição do curso "Advances in Tick-host Interaction: From Research to Control ", que acontecerá no Rio de Janeiro e Porto Alegre, com apoio do programa “Escola de Altos Estudos” da CAPES. O curso será realizado no Rio de Janeiro (entre os dias 16 e 20 de setembro) e em Porto Alegre (entre os dias 23 e 27 de setembro), com a mesma programação e participação de renomados pesquisadores estrangeiros e brasileiros (veja abaixo a programação completa). O curso é voltado para estudantes da pós-graduação, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeFfh1JGao2Ej_-7rEoScQYFZafpmo1W1ZPD8M_G5yyEStJ8g/viewform

No Rio de Janeiro, o curso será realizado no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob a coordenação do Prof. Pedro Oliveira. Em Porto Alegre, o curso será realizado no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a coordenação do Prof. Itabajara Vaz Junior.

O CURSO, SEMINÁRIOS E DISCUSSÕES ACONTECERÃO EM INGLÊS.

O objetivo é promover um fórum para discutir a fisiologia, biologia celular e molecular de carrapatos e compartilhar ideias, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de novos métodos de controle de carrapatos. Os participantes também discutirão como o uso de análises genômicas e proteômicas afetaram a pesquisa de vacinas de carrapatos, com o propósito de favorecer discussões e possibilidades para novas parcerias interdisciplinares.

Serão 40 participantes selecionados para cada um dos cursos -  e um grupo menor (de 6 a 10 alunas e alunos, selecionados entre os inscritos e com foco em estudantes de pós-graduação) terá uma atividade mais intensa, com discussões sobre seus projetos de tese e resultados em andamento (necessário preparar material para discussões).

Programação completa:


Primeira Semana: Rio de Janeiro, 16 a 20 de setembro de 2019
Segunda semana: Porto Alegre, 23 a 27 de setembro de 2019
(Os cursos são idênticos em ambas as cidades)

Segunda-feira 9:00: Dra. Ala Tabor “In vitro and in silico screening methods to identify tick vaccine candidates”
Segunda-feira 14:00 Dr. Petr Kopáček “Targeting Achilles’ heels in tick biology – rational approach towards effective anti-tick strategies”
Terça-feira 9:00 Dr. Petr Kopáček “Tick immune system and its interaction with transmitted pathogens”
Terça-feira  14:00 Dra. Ala Tabor “History of vaccinology- OMICS applications for tick vaccine development”
Quarta-feira 9:00 Small-group session (6-10 students): Discussão sobre projetos dos estudantes selecionados
Quarta-feira 14:00 Small-group session (6-10 students): Dr. Ala Tabor: practical class 
Quinta-feira 9:00 Dra. Lígia Borges Use of semiochemicals in the control of ticks.
Quinta-feira 10:30 Dra. Sirlei Daffre Innate immune system of arthropods: a comparative approach
Quinta-feira 14:00:  Small-group session (6-10 students): Discussão sobre projetos dos estudantes selecionados
Sexta-feira 9:30 Seminário Dra. Ala Tabor. “SophisTICKated tick vaccines - tales of commercialisation realities and challenges”
                 11:00 Seminário Dr. Petr Kopáček “Lessons to be learned from tick research”
 
No caso de dúvidas, entre em contato: itabajara.vaz@ufrgs.br

 

 

Topo