53309054 2366174200082252 7936798137908199424 n53309054 2366174200082252 7936798137908199424 n"Biologia molecular e populacional de mosquitos e outros vetores de doenças" é o tema da edição 2019 do EMBO Workshop, que acontecerá em Creta, na Grécia, entre os dias 22 e 26 de julho. As inscrições e submissões de resumos estão abertas até o dia 10 de abril, e podem ser feitas pelo site oficial: http://meetings.embo.org/event/19-mosquitoesParticipantes de países de baixa ou média renda - o que inclui o Brasil - podem solicitar bolsas de isenção total das taxas de inscrição, e também estão disponíveis bolsas de apoio ao cuidado de crianças.

A maior parte do público são líderes de grupos de pesquisa, selecionados pelas apresentações e curriculos. Alunos de pós-doutorado e estudantes de doutorado também podem ser selecionados, mas respondem por não mais de 30% do público. Nas últimas edições, pesquisadores brasileiros tem comparecido de forma expressiva, correspondendo a entre 10 e 15% dos apresentadores.

De acordo com os realizadores, o campo de estudo dos vetores de doenças é um bom exemplo de pesquisa de biologia básica com grandes impactos em escala global. O controle das populações de vetores e da transmissão de doenças são identificados como pontos decisivos em um esforço internacional para eliminar a malária e outras doenças transmissíveis por vetores. Os frequentes surtos de arboviroses como a Dengue, Zika e Chikungunya na América do Sul e América Central chamam a atenção para a necessidade de intensificar a pesquisa, por meio de uma compreensão detalhada da transmissão dos patógenos por espécies invasoras de mosquitos. Serão focalizados alguns aspectos da biologia de vetores, como o esforço de desenvolvimento de novas tecnologias, como a edição gênica empregando o CRISPR-Cas9, que tem ajudado a redesenhar estratégias de controle genético de vetores, além de outros pontos considerados importantes como a disseminação da resistência a inseticidas, a compreensão e previsão da transmissão das doenças por meio de um profundo conhecimento sobre as dinâmicas populacionais dos vetores, ecologia e comportamento, o desenvolvimento de intervenções que bloqueiam as transmissões com base no conhecimento avançado das interações vetores-patógenos, ampliando o conhecimento do impacto das mudanças no ambiente na disseminação de espécies invasoras e o surgimento de surtos das doenças. A integração desses diferentes campos de estudo pode ajudar decisivamente o controle dos vetores e eliminação das doenças. Além disso, a continuidade desta série de encontros, que acontecem a cada dois anos, é importante para o desenvolvimento contínuo do campo de pesquisa e para atrair novos pesquisadores para a área.