Captura de Tela 2022 11 25 às 11.05.24Captura de Tela 2022 11 25 às 11.05.24

Até o dia 5 de dezembro estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado, financiada por até cinco anos, na Divisão de Ecologia Evolutiva Universidade de Berna, Suíça. O projeto recentemente financiado pela Swiss National Science Foundation é intitulado “FITNESS: Forward-In-Time Natural Experimental Study of Selection” é liderado pela professora Catherine (Katie) Peichel em colaboração com Dan Bolnick, Rowan Barrett e Andrew Hendry. Acesse a chamada oficial para a vaga neste link: https://www.ee.iee.unibe.ch/

Neste projeto foi colocado mais de 10.000 peixes "stickleback" em oito lagos vazios no Alasca. Usando dados de sequenciamento do genoma completo desses peixes fundadores e conhecimento sobre a ecologia dos lagos, será deterinado se os genótipos e os fenótipos dos peixes mudam de maneira repetível e previsível ao longo de oito gerações.

A Divisão de Ecologia Evolutiva é um grupo dinâmico, internacional e interdisciplinar que fa parte do Instituto de Ecologia e Evolução da Universidade de Berna, na Suíça. Atualmente, o Instituto possui sete divisões de pesquisa abrangendo uma ampla gama de pesquisas em ecologia e evolução, incluindo biologia da conservação, ecologia comportamental, ecologia aquática e terrestre, genômica populacional e evolutiva e teoria evolutiva. Em todas essas divisões, há um interesse compartilhado nos mecanismos subjacentes à adaptação a ambientes em mudança. O bolsista de pós-doutorado terá ampla oportunidade de interagir e colaborar com uma comunidade internacional de estudantes de pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e professores.

Atribuições da bolsa pós-doc

O bolsista de pós-doutorado será responsável por liderar o eixo fenotípico do projeto, que envolverá trabalho de campo anual no Alasca, análises fenotípicas de milhares de peixes e análises multivariadas sofisticadas. Este projeto está sendo realizado em colaboração com Rowan Barrett e Andrew Hendry (McGill University, Canadá) e Dan Bolnick (Universidade de Connecticut, EUA), e o bolsista de pós-doutorado terá a oportunidade de visitas prolongadas a esses grupos colaboradores. O pós-doutorando também trabalhará em estreita colaboração com um bioinformático da Divisão de Ecologia Evolutiva, que será responsável por liderar o eixo genômico do projeto.

Requisitos

Os candidatos devem ser altamente motivados e criativos, capazes de trabalhar de forma independente e colaborativa e ter uma sólida formação em biologia evolutiva, análises morfológicas e análises estatísticas multivariadas. Experiência em trabalho de campo e/ou conhecimento de ecossistemas aquáticos é um diferencial à vaga. Os candidatos devem ter excelente habilidade de comunicação escrita e falada em inglês, que é o idioma de trabalho do instituto. Título de doutorado é necessário. Esta posição está aberta a candidatos em todo o mundo. O objetivo é aumentar a diversidade, equidade e inclusão na biologia evolutiva e, especialmente, encorajar inscrições de grupos sub-representados.

Remuneração

A data de início para o bolsista de pós-doutorado é já em 1º de fevereiro de 2023. O bolsista de pós-doutorado deve estar disponível para trabalho de campo no Alascade 25 de maio a 10 de junho de 2023. O salário inicial é de aproximadamente 88.000 CHF (dependendo da experiência) e inclui contribuições para a previdência social.

Inscrição

Envie sua inscrição por e-mail até 5 de dezembro de 2022 para a Prof. Catherine Peichel: catherine.peichel@unibe.ch

Os candidatos devem enviar um arquivo PDF mesclado que inclua uma carta de motivação, um currículo, nomes de dois pesquisadores que concordem em fornecer uma carta se contatados e cópias de publicações e/ou pré-impressões relevantes. Inscrições incompletas ou atrasadas não serão consideradas.