O e-book "Pensando uma infraestutura estratégica nacional: o laboratório NB-4 brasileiro", de autoria do Prof. Claudio Mafra da Universidade Federal de Viçosa,  examina e traz uma visão ampla, porém precisa, quanto aos principais aspectos necessários à compreensão sobre a importância do projeto de um sistema brasileiro de laboratórios de alto nível de biossegurança.

A obra tem como foco os laboratórios de alto nível de biocontenção. Nessa perspectiva, o autor examina as condições históricas e operacionais dos laboratórios de alta contenção no Brasil e investiga os principais laboratórios que operam em nível máximo de biocontenção em todo o mundo.

O Prof. Mafra trata também das encomendas tecnológicas como modelo nanceiro viável para projeto, construção e operaçãode um laboratório NB-4. Nesse sentido, traz exemplos recentes, bem- sucedidos, de encomendas tecnológicas brasileiras. É notável, também, a referência feita à operação e estruturação de uma rede nacional de laboratórios de alta e máxima biocontenção no Brasil. ( trecho adaptado do prefácio do e-book escrito pelo Prof. Dr. Carlos Cesar de Castro Deonisio)

Este ensaio publicado é fruto do projeto Gestão e Governança em Biossegurança, aprovado sob a coordenação do Prof. Cláudia Mafra na Chamada Procad-Defesa 2019, Capes / Ministério da Defesa.

Arcabouço legal relacionado, riscos de tais instalações, complexidade tecnológica envolvida, vantagens estratégicas e inteligência de Estado, biodefesa, financiamento de instalações e projetos, dentre outros temas são apresentados no e-book que relata experiências nacionais e mundiais, e apresenta questões relevantes a serem pensadas e respondidas.

Caso tenha interesse em receber este material no formato impresso, favor solicitar a mafra@ufv.br